Secretários de Guarapuava participam de evento tecnológico em Goiânia

Pablo Almeida, da Educação, e Paulo Dirceu Rosa de Souza mostram os trabalhos desenvolvidos no município

Nesta quinta e sexta-feira (22/23), respectivamente, a cidade de Goiânia (GO), sedia o Smart Gov Centro-Oeste. A edição deste ano do evento regional tem como tema “Inovações e tecnologias digitais na educação municipal”. Mais de 60 municípios do país enviaram representantes para acompanhar o encontro. Os secretários de Guarapuava, Pablo Almeida, da Educação, e Paulo Dirceu Rosa de Souza, do Planejamento e Urbanismo, participam do encontro como convidados e mostram os trabalhos desenvolvidos no município.

“Neste evento, eu tive a oportunidade de apresentar os projetos de Guarapuava na área da educação para muitas pessoas do País inteiro. Viemos aqui, a convite da ANCITI, que é a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras. Os projetos do nosso município são destaque, tanto na educação, quanto na inovação, ciência e tecnologia. Aqui, eu tive a oportunidade de falar para muitas pessoas sobre nossos trabalhos e a maneira de fazê-los.

A troca de informações e experiências foi perfeita e vamos sair daqui, aprendendo muito mais. Eu agradeço ao prefeito Celso Góes pela oportunidade que dá a todas as Secretarias de se inteirar do que ocorre à nossa volta e, na medida do possível, apresentarmos projetos que possam ser assimilados e agregados por outras cidades”, relatou Pablo.

O secretário de Educação contou ainda, que muitas pessoas lhe perguntaram sobre o EducaMais, que atualmente, é referência para o País em se tratando de gestão escolar. “Muitas pessoas me perguntaram sobre o EducaMais, procurando entender nosso processo de gestão.

Nesta quinta-feira (22) pela manhã, eu falei sobre este projeto e notei o interesse dessas pessoas. Muitos secretários partilharam sobre as experiências na educação e, com isso, entendemos que as dificuldades são muito parecidas em todos os lugares, mas, por outro lado, as soluções também podem surgir desta união de forças”, completou.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, Paulo Dirceu, participar do evento em Goiânia tem um significado muito importante não só para sua Pasta, mas para a gestão municipal.

“Este é o terceiro encontro que eu participo representando o município de Guarapuava. No ano passado, eu participei do Smart Gov Sudeste, que foi em São Paulo. Daquela vez, o tema principal era ‘Tecnologias Disruptivas’. No começo deste ano, eu participei de um evento grande em São Luiz do Maranhão, o Gov Nordeste, que abordava a ‘Administração Municipal e a Tecnologia’.

Agora, aqui em Goiânia, no Gov Centro-Oeste, temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho em Guarapuava. O professor Pablo (Almeida) foi um dos convidados e fez uma brilhante apresentação sobre o EducaMais e a aplicação de tecnologia em nossas escolas, que hoje servem de modelo para o Brasil inteiro.

Este evento está sendo ótimo para a troca de experiências e de informações nos mais diversos setores e nós, de Guarapuava, temos muito a contribuir. Isso tudo agrega na administração municipal de forma geral”, destacou Paulo.

“Para nós, é motivo de muita satisfação ver que nossos projetos servem de modelo para outras cidades do País. Eu agradeço aos secretários Paulo Dirceu e Pablo Almeida, que representam Guarapuava em Goiânia no Gov Centro-Oeste.

Além de falar do que desenvolvemos aqui, eu tenho certeza de que eles voltarão de lá com muitas experiências adquiridas que serão compartilhadas e disseminadas em nossas Secretarias”, disse o prefeito Celso Góes.

ANCITI

Lançada oficialmente em abril de 2021, a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) é composta por entidades representativas da Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito municipal.

O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre as entidades, em busca de soluções para melhoria da administração pública e dos serviços entregues ao cidadão brasileiro.

O principal objetivo da ANCITI é promover o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de Tecnologia da Informação dos municípios brasileiros e com isso, aprimorar a qualidade de vida do cidadão.