Secretarias promovem evento sobre linhas de crédito

Encontro foi destinado para empreendedores das áreas de inovação, tecnologia e energias sustentáveis

As Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), promoveram, nesta terça-feira (25), o evento Linhas de Crédito para Inovação.

O encontro que ocorreu na sede da ACIG tem como principal objetivo divulgar as modalidades de financiamento oferecidas pela Fomento Paraná e pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para empreendedores da área de inovação, tecnologia e energias renováveis.

“É impressionante quando acontece essa união, um ciclo virtuoso, as parcerias aparecem, os eventos acontecem e o ecossistema de inovação começa a prosperar. É de extrema importância ter esse momento para que vocês compreendam minuciosamente como funcionam as linhas de crédito e a sua aplicação de maneira eficiente.

Portanto, ver que as instituições estão aqui hoje, possuem interesse em captar recursos para inovar, é de grande valia e demonstra o grande potencial que Guarapuava tem em desenvolver cada vez mais dentro do ecossistema de inovação”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sávio França Denardi.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, a ação demonstra o potencial que o município tem no setor e possibilita aos empreendedores linhas de crédito específicas.

“Estamos trabalhando todos os dias e unidos para que Guarapuava cresça e se desenvolva cada dia mais. Por isso, iniciativas como esta, para quem já empreende ou quer empreender, são de extrema importância para fomentar o desenvolvimento local.

É de nossa responsabilidade enquanto poder público, por meio de nossas secretarias, mostrar caminhos e oportunizar momentos e eventos como este”, sublinhou a secretária.

“Sabemos que o setor da tecnologia e da inovação estão em ascensão e estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento de nosso município, por isso, eventos como este, são de grande valia para oportunizar quem quer entender mais sobre o assunto”, complementou o prefeito em exercício, Samuel Ribas.

Durante o evento, foram apresentadas aos participantes, as diversas  modalidades de financiamento oferecidas pela Fomento Paraná e pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para a área de inovação, tecnologia e energias renováveis.

“Quero destacar que a ACIG é parceira de iniciativas como esta. Queremos fazer parte da evolução do município. Por isso, nossa casa estará sempre de portas abertas para ações deste gênero”, frisou o Diretor do Programa Empreender da ACIG, Robson Krieger.

Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades, desde 1961, o  BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) é uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.

“O BRDE faz parte da vida de quem acredita no desenvolvimento e faz da inovação uma ferramenta indispensável para gerar oportunidade, renda e emprego”, argumentou o representante da instituição, Sérgio Hekave.

Já a Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado com capital social majoritariamente pertencente ao Estado do Paraná.

Como instituição financeira, a Fomento Paraná tem todas as operações e atividades submetidas às normas do Sistema Financeiro Nacional e é regularmente auditada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná, entre outros órgãos.

“Trabalhamos com o objetivo de proporcionar aos empreendedores paranaenses, o acesso ao crédito mais barato e, consequentemente, estimular o desenvolvimento e a produtividade dos municípios e do estado.

A missão estratégica, de promover o desenvolvimento através do apoio técnico e financeiro voltado às necessidades da sociedade paranaense, foi ajustada para melhor enquadrar e alinhar os negócios da Fomento Paraná com as questões relacionadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento”, finalizou o engenheiro químico e representante da Fomento Paraná, Bernardo Trincheiro.

Ao todo, mais de 50 empreendedores da área de inovação, tecnologia e energias sustentáveis de Guarapuava participaram do evento.