Secretaria de Turismo de Guarapuava recebe Prêmio Expressão de Ecologia

Essa é a premiação ambiental mais importante do Brasil, contando com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente

Com o projeto Caminho de São Francisco da Esperança, a Secretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava venceu o Prêmio Expressão de Ecologia – categoria Turismo e Qualidade de Vida. Essa é a premiação ambiental mais importante do Brasil, contando com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. 

A entrega do Troféu Onda Verde, pela Editora Expressão e parceiros, ocorreu na semana passada, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). O prefeito de Guarapuava Celso Góes acompanhou a secretária de turismo e eventos, Katriane Mila, na solenidade de premiação, realizada durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022.

“O destaque que Guarapuava vem recebendo em sucessivas premiações confirma que estamos cumprindo a nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável no meio rural. Com esse foco, estamos buscando e apresentando soluções inovadoras para promover a profissionalização dos pequenos produtores para o receptivo turístico”, comentou Katriane Mila.

Em vinte e oito anos de realização, o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 3.118 cases inscritos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul e, no último ano, do Estado de São Paulo. Nesta 28ª edição, foram 198 cases inscritos das regiões Sul e Sudeste, sendo premiadas 20 categorias. Com essa participação e premiação, Guarapuava conseguiu ampla divulgação, em âmbito nacional, do projeto Caminho de São Francisco da Esperança.

“É uma honra e motivo de felicidade ter um projeto de Guarapuava entre grandes cases brasileiros. Nós concorremos com diversos projetos e somos o único contemplado como prefeitura na categoria Turismo e Qualidade de Vida”, exaltou Celso Góes.

O prefeito adiantou que o município vem fazendo contato com investidores de outras regiões que podem agregar ainda mais com o Caminho de São Francisco. “Este é o momento de fomentar este setor em Guarapuava. Os investidores de diversas regiões têm nos procurado, pois acreditam em nosso potencial e isso é motivo de muita comemoração.”

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92, o primeiro evento da ONU no Brasil que discutiu as questões ambientais. O objetivo do Prêmio Expressão de Ecologia é divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas.