Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social retoma atendimento nesta segunda
Atividades oferecidas são para o Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF)
A Prefeitura de Guarapuava informa que, a partir desta segunda-feira (03), alguns serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foram retomados. As atividades que voltaram a oferecer atendimentos são o Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF).
Ambos os serviços são parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ou seja, um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil, como explica a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves.
“Estes serviços integram o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e oferecem às pessoas em situação de vulnerabilidade social oportunidades de atividades socioeducativas, reflexão e estratégias para trabalhar as suas potencialidades, protagonismo e habilidades. Os grupos do SCFV são ofertados às crianças, adolescentes e às pessoas idosas; Os grupos do PAIF são ofertados às famílias acompanhadas pela equipe dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, disse Helena.
O SCFV, ofertado nos CRAS ou Centros de Convivência, realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas para pessoas com deficiência, pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família ou acesso a serviços sociais, assim como pessoas inseridas no Cadastro Único.
Já o PAIF, oferecido em todos os CRAS, tem o objetivo de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade e promove espaços coletivos de troca de vivências.
Em Guarapuava, a população tem à disposição quatro unidades do CRAS:
CRAS I – Xarquinho
Rua Arlindo Antonelli, 452, Industrial
CRAS II – Morro Alto
Bernardino José de Lacerda, 1447, Morro Alto
CRAS III – Jardim das Américas
Rua Jorge Silveira do Amaral, 275, Jardim das Américas
CRAS IV – Boqueirão
Rua Afonso Pena, 183, Tancredo Neves
Para mais informações sobre os serviços, é possível entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do telefone (42) 3142-0500.