Saúde de Guarapuava encerra atividades com muitas conquistas

2021 consolidou a cidade como referência em formação na área da saúde e oferta de especializações médicas e multiprofissionais

A Secretaria de Saúde encerrou suas atividades, em 2021, com muitas conquistas. Com a pandemia do novo coronavírus, além de trabalhar na assistência básica, a secretaria iniciou no dia 19 de janeiro a Campanha Guarapuava Imunizada com a vacinação dos profissionais de saúde. No dia 25 de janeiro, foi inaugurada a Central de Vacinação da Praça Cândido Xavier, onde mais de 200 mil doses foram aplicadas até o dia 16 de outubro. 

Com o avanço da campanha e a melhora na regularidade da distribuição de doses pelo Governo Federal, a secretaria iniciou o processo de descentralização da vacinação. No período de adequação, a aplicação era realizada em apenas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS). Hoje, todas as 33 UBSs municipais oferecem primeira, segunda e terceira dose de reforço para a população.

O trabalho preventivo não ficou concentrado apenas na vacinação contra a Covid-19. A secretaria, juntamente com seus parceiros, concentrou forças nas campanhas Setembro Amarelo, com ações de prevenção e combate ao suicídio; no Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e do colo do útero, com o horário de atendimento estendido para realização e agendamento de exames.

No Novembro Vermelho, que promove a precaução e o diagnóstico precoce do câncer de boca e no Novembro Azul, voltado para a saúde do homem, ações educativas e palestras aos usuários foram realizadas, além do horário de atendimento ser estendido.

O Programa Saúde da Escola, em conjunto com as faculdades parceiras, foi mais um eixo no trabalho educacional. Durante este ano, o projeto realizou ações nas escolas. Além do trabalho preventivo, a assistência básica municipal também foi aprimorada para atender todas as demandas. Com o recebimento de R$ 1.890.006 em emendas parlamentares, foi feito o incremento do custeio da atenção à saúde, aquisição de insumos, medicamentos e materiais para as UBS.

Já a parceria com o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), permitiu a ampliação de três Unidades Básicas de Saúde. Da mesma forma, a colaboração com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), possibilitou a ampliação de duas, reforma de seis e a construção de mais uma UBS para os guarapuavanos. A Sesa também entregou para o município 17 veículos direcionados aos agentes comunitários, fundamentais para o trabalho de base.

Não apenas responsável pela promoção da saúde, mas também pela sua fiscalização, em 2021, a Secretaria de Saúde por meio do departamento de Vigilância Sanitária, realizou mais de 2000 ações por todo o município. Dentre as principais, estão 997 inspeções sanitárias em Serviços de Saúde e Interesse à Saúde, tais como clínicas médicas e clínicas odontológicas.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador, que também trabalha no mesmo eixo, realizou neste ano 89 investigações relacionadas ao bem-estar dos trabalhadores. Já a Vigilância em Saúde Ambiental, teve mais de 43 mil ações em todo o território guarapuavano.

Dentre os números mais expressivos, estão a vistoria de imóveis para fins de tratamento, com 24 mil visitas e a fiscalização para o levantamento de Índice de Infestação, com mais de 11 mil imóveis inspecionados.

O ano consolidou Guarapuava como referência em formação na área da saúde e oferta de especializações médicas e multiprofissionais. O avanço só foi possível graças ao programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e a aprovação da Lei 129/2021, que criou a bolsa auxílio de formação em serviço para residência em formação médica em Medicina da Família, além da ampliação das atividades de integração ensino-serviço no sistema de saúde municipal.

A concretização do desenvolvimento em tantas áreas foi possível também, graças a contratação de 174 novos servidores para atuar nas UBS, entre enfermeiros, psicólogos, dentistas e assistentes sociais.

Quando se trata de saúde mental, neste ano a gestão teve olhares atentos quanto aos avanços nos tratamentos oferecidos. Em agosto, foi inaugurada a primeira Residência Terapêutica do município.

Visando a continuidade da atenção à saúde mental, a SMS pretende inaugurar no início de 2022, a segunda unidade da Residência Terapêutica, exclusiva para homens, deixando a primeira apenas para mulheres.

O próximo ano será de conclusão das parcerias firmadas em 2021. Serão entregues, após reforma e ampliação, as UBSs Concórdia, Planalto e Jordão. Já as Unidades Campo Velho, Colibri, Guairacá, Residencial 2000 e Recanto Feliz terão as reformas iniciadas, enquanto as UBSs Vila Carli e Palmeirinha serão ampliadas. Com recursos do Governo Federal, serão construídas duas novas UBSs: uma no bairro Vila Carli e outra no Residencial 2000.

Com participação ativa no consórcio de Intergestores da 5ª Regional será consolidada a organização e implementação do SAMU Regional. Outro fruto de ações antigas, será a manutenção das atividades do Call Center, implementado em 2020 para monitorar casos de Covid-19, em 2022 o serviço irá realizar o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, por meio de estratégias de inovação e tecnologia em inteligência artificial.

A SMS irá reestruturar também o Centro de Especialidades Odontológicas e implantar uma Casa da Vacina Municipal. Para finalizar o planejamento, está prevista a instituição de um projeto piloto de horário estendido em Unidades Básicas de Saúde.