Projeto da prefeitura oferece orientações online às gestantes de Guarapuava

O Mães em Rede traz informações como aleitamento materno e cuidados durante a gravidez

A Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Call Center, iniciou, no mês de agosto, o Projeto Mães em Rede. A partir de canais onine como WhatsApp, YouTube e Instagram, o projeto traz informações sobre temas relacionados ao período vivenciado como aleitamento materno, cuidados durante a gestação, após o parto e com o bebê.

“Em nosso grupo do WhatsApp já trabalhamos com orientações relacionadas aos temas como, aleitamento materno, pega adequada, produção de leite: fisiologia mamária, fases do leite materno, tamanho do estômago do bebê, informações sobre o banco de leite, teste da língua do bebê, vacinação da gestante e do bebê, importância do pré-natal, das consultas com a equipe multiprofissional, inclusive do profissional de odontologia.

Além disso, temos alguns momentos que são voltados para a fisioterapia e psicologia, com os profissionais do CallCenter” explicou a enfermeira coordenadora do Call Center do município, Laís Bastos Depaoli Ribeiro.

Pelo canal @MAESEMREDECALLCENTER dentro da plataforma YouTube, já foram promovidos três encontros, dois no mês de agosto, e um em setembro, onde foram abordados temas como manejo da amamentação e papel da ecografia no pré-natal. Atualmente, cerca de 230 gestantes participam do grupo de WhatsApp do projeto.

O próximo encontro online pelo YouTube, será no dia 19 de setembro, a partir das 15h (Horário de Brasília). Neste dia, terá a participação da médica Júlia Fialkoski, que falará dos cuidados com o recém-nascido (RN) e abordará assuntos como cólica, refluxo, manobras de desengasgo, alguns cuidados com medicações, até mesmo quando levar ao um serviço de urgência. Estão programados entre oito e nove encontros. O último deve ser presencial.

Gestantes que residem em Guarapuava e queiram participar do projeto, podem entrar em contato pelo WhatsApp (42) 99145-0841.