Professor da Unicentro integra equipe premiada no Hackatour Cataratas

Evento é um hackathon que visa solucionar, de forma criativa e inovadora, problemas específico da área do turismo

O professor Diogo Fernandes, do Departamento de Turismo da Unicentro, foi premiado no Hackatour Festival das Cataratas,. O Hackatour é um hackathon que visa solucionar, de forma criativa e inovadora, problemas específico da área do turismo.

Na visão do professor Diogo, ele é uma oportunidade para a universidade mostrar os conhecimentos que produz.

“Eu, como professor do Departamento de Turismo e também diretor da Inet, que é a Incubadora de Negócios Irati, acabei participando e a minha equipe acabou sendo agraciada com a premiação de segundo lugar dentro do desafio. Nós estávamos em nove equipes. E a nossa acabou sendo agraciada em segundo lugar ”, disse.

O Festival das Cataratas, segundo Diogo, tem como principal atrativo a possibilidade de que os participantes exponham potencialidades culturais e naturais de atrações todo o Brasil que, dessa maneira, podem ser exploradas turisticamente.

“O turismo, além de possibilitar o ganho econômico, também possibilita o resgate cultural, a preservação do meio ambiente, uma melhor condição social de vida para população, uma vez que ele tem uma capacidade, uma possibilidade de gerar maior número de emprego e renda. Então, é uma atividade que agrega muito a comunidade?”, destacou o professor.

Durante o Hackatour, o professor da Unicentro integrou uma equipe com profissionais de outras áreas, de diferentes localidade do Brasil. Ao final, entre nove equipes participantes, a do Diogo conquistou a segunda colocação.

“Depois de montar os grupos, é nos passada uma tarefa que deve ser executada. Aí, é nos dado um tempo para poder entregar esse essa tarefa e, assim, vai sucessivamente”, explicou Diogo sobre as etapas da maratona.

“Então, a gente tem a etapa da ideia – primeiro, de identificação, de montar a equipe -; a etapa de identificação do problema; a etapa de ideação; a etapa de MVP, que é pensar na solução já numa forma de um produto viável,;a etapa de teste desse MVP; e, por fim, a etapa de apresentação dessa nossa solução por meio de um pitch de apresentação”, completou.