Priscila Schran se encontra com ministra da Mulher

Agenda foi promovida pelo Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres do Paraná

Nessa semana, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM), Priscila Schran juntamente com a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Thalyta Buco e de gestão da Secretaria, Laura Vasconcelos, participaram de audiência com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Na ocasião, foi apresentado as políticas para as mulheres desenvolvidas em Guarapuava e destacado a Casa da Mulher Brasileira, o Minha Casa sem Violência, que oferece auxílio-moradia para mulheres vítimas de violência doméstica, o Programa Acelerador de Lideranças Femininas, o Potencial Feminino e a conquista da paridade de gênero no secretariado, ações que são um diferencial do município.

“Essa é a primeira vez que conseguimos ter contato com a autoridade máxima no que diz respeito a políticas para as mulheres. E isso é muito importante para nós, pois conseguimos apresentar os projetos desenvolvidos pelo município e também trocarmos ideias e experiências com o intuito de auxiliar a tornar nosso trabalho cada vez mais efetivo na assistência e apoio às mulheres vítimas”, enfatizou a secretária Priscila Schran.

Além disso, a Ministra apresentou o direcionamento que o Governo Federal terá nos próximos 4 anos, com destaque para a interiorização das Casas da Mulher Brasileira, a retomada dos editais de captação de recursos e a perspectiva da promoção da autonomia econômica, por meio, da formação continuada das mulheres para que essas, tenham mais condições de ingresso no mercado de trabalho.

Participaram da audiência, além de Guarapuava, municípios paranaenses como: Altamira do Paraná, Apucarana, Curitiba, Loanda, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Além da agenda com a Ministra, a secretária apresentou o portfólio de 10 anos de atuação da Secretaria para a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e para a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, com o intuito de mostrar a evolução e a referência que Guarapuava se tornou em políticas públicas para as mulheres.

Por fim, com o intuito de captar recursos para o município, bem como, apresentar o projeto de construção do Centro de Oficinas das Mulheres, ou como a Ministra Cida sugeriu, o Centro de Formação Continuada das Mulheres.

A equipe da SPPM de Guarapuava, participou de reuniões com os Deputados(as) Federais: Gleisi Hoffmann, Luisa Canziani, Leandre Dal Ponte, Aliel Machado e Rodrigo Estacho.