PRF e Ecocataratas promovem Travessia Segura na Semana Nacional do Trânsito em Guarapuava

Operação conjunta buscou sensibilizar pedestres para utilização da passarela

Na manhã desta segunda feira (20), das 7h às 8h30, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Ecocataratas promoveram a ação educativa Travessia Segura. O evento ocorreu na passarela próxima ao trevo de acesso aos bairros Vila Carli, Xarquinho e Industrial, no km 345 da BR277, perímetro urbano de Guarapuava. 

 

O evento faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente no período de 18 a 25 de setembro, e é prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Ela tem por objetivo a conscientização da sociedade na busca por um trânsito mais seguro. Para tanto, os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações em todo país buscando conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito e as possíveis mudanças comportamentais para a redução de acidentes e preservação da vida.

 

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, levando a morte de dezenas de milhares de pessoas a cada ano, gerando impactos irreparáveis à sociedade e elevados custos econômicos e sociais. A PRF e as instituições ligadas ao tema, com o apoio da sociedade, têm a obrigação de alterar esse quadro e buscar continuamente a paz.

 

Durante o evento desta segunda-feira, cerca de 70 pedestres e ciclistas foram abordados e orientados a sempre utilizar a passarela para a travessia da rodovia, sensibilizando quanto a relevância da ação para a segurança de todos que ali trafegam. Também foram orientados a como proceder a travessia em locais onde não existam passarelas, caso que requer precaução redobrada: a travessia deve ser executada de forma perpendicular à via e em linha reta, sempre tomando cuidados com o fluxo de veículos, pois estes desenvolvem uma velocidade muito maior do que quando transitam em vias urbanas.

 

Durante a conversa ainda foi explicado a importância dos cuidados dos pedestres e ciclistas no trânsito para proteger sua vida e de terceiros. O pedestre é, via de regra, o componente mais frágil do trânsito, e por isso, deve ser o mais protegido. Importante destacar que o ciclista desmontado, empurrando a bicicleta se equipara ao pedestre.

 

Ao final da conversa foi entregue a cada pessoa abordada 1 (um) kit de café da manhã (achocolatado, bolo e biscoito) e um panfleto contendo orientações.

 

Informações e imagens: PRF