Prefeitura deve aumentar sinal de internet no campo

Projeto do município ampliará a conectividade rural, beneficiando centenas de residentes rurais em Guarapuava

Na última sexta-feira (18), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, se reuniu com o secretário da Agricultura, Itacir Vezzaro, e demais entidades privadas, para discutir o andamento do projeto Internet no Campo, que ampliará a conectividade rural, beneficiando centenas de residentes rurais.  Segundo a prefeitura, o projeto, que ocorre por etapas, está avançando, já previsto para março, a empresa de telecomunicações Algar Telecom realizará os primeiros testes de avaliação em dois locais, no Salto São Francisco e no distrito de Entre Rios. 

“É um projeto complexo, que demanda um estudo e planejamento para abranger todas as áreas rurais do nosso município. Espero que logo possamos levar essa conexão até esses locais de maneira definitiva, pois com essa inovação a vida dos agricultores irá se modificar positivamente. Este passo é uma grande modernização para a cidade de Guarapuava, além disso, possibilita o uso de novas tecnologias no meio rural”, destacou o prefeito, Celso.

O secretário da Agricultura, Itacir Vezzaro, ressaltou que Guarapuava é referência para outros estados em agroindústria e desenvolvimento, deste modo a conectividade é essencial.  “Hoje em tempos de inovação, a internet é de extrema importância, e a agricultura precisa diariamente dessa comunicação, não somente para as máquinas, mas para as famílias dos agricultores, tanto para trabalhar, como para estudar e fazer negócios”, afirmou o secretário.

Ainda segundo o secretário, o interior do município possui mais de trezentos quilômetros quadrados de área de extensão, o acesso à internet irá abranger pelo menos 70% delas.

“Nós estamos realizando todo estudo das áreas em que serão instaladas as antenas, além disso também estamos buscando as operadoras que farão parte do projeto, dando suporte e expandindo a conexão. Estamos entusiasmados com esse projeto, há um bom tempo a gente vem reunindo todos os esforços para que em breve seja concretizado”, finalizou o secretário.