Potencial Feminino forma novas turmas de cursos profissionalizantes

Ao todo, são 170 formandos, entre homens e mulheres em cursos de vários segmentos

Trazendo oportunidades a centenas de homens e mulheres do município, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou a cerimônia de entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Potencial Feminino.

Os cursos profissionalizantes dos eixos Tech, Comércio e Gastronomia concluíram sua formação e, ao todo, 170 formandos, entre homens e mulheres dos cursos de Segurança TI, Gestão de Infraestrutura e Serviços de TI, Lógica de Programação, Aperfeiçoamento em Confeitaria, Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais, Hambúrguer Artesanal, Rotinas Administrativas para Empresas e Técnicas de Zeladoria receberam seus diplomas na cerimônia realizada no Teatro Municipal Marina Karam Primak, na noite desta quarta-feira (09).

O Programa Potencial Feminino é voltado para as mulheres e homens de Guarapuava, com objetivo da profissionalização e preparação para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes em diferentes áreas. Desde de seu início, o Programa já capacitou milhares de pessoas em setores estratégicos da economia guarapuavana.

Emocionada, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, no ato representando o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, ressaltou a importância de ter mais profissionais qualificados na cidade, principalmente profissionais mulheres.

“A formatura de hoje foi muito especial. Nós vimos aqui as mulheres realmente mostrando todo o potencial que elas têm e a vontade que elas têm de se profissionalizar, de conseguir trabalho, renda e dignidade para as suas famílias. As histórias que elas compartilharam mostram que elas estão escolhendo pela sua própria vida e pelo seu próprio desenvolvimento. E isso afeta e contagia toda uma comunidade, toda a cidade”, grifou a secretária.

Parte da emoção que preencheu o Teatro Municipal durante a cerimônia, veio de uma das diplomadas da noite. Representando todas as alunas e alunos que receberam a certificação dos cursos profissionalizantes, a formada Vanessa Cristina Marcondes, do curso de Técnicas em Zeladoria, agradeceu a Secretaria pela oportunidade gerada por meio do Programa Potencial Feminino.

“Primeiramente, eu gostaria de agradecer a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres por proporcionar essa oportunidade a tantas mulheres, porque esses cursos foram essenciais e uma porta de entrada para o futuro no mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal de todas nós. Aprendemos a usar novas ferramentas de trabalho, desenvolver habilidades e nos tornar mais confiantes e preparadas para enfrentar o desafio da vida”, expressou Vanessa.

Ainda em sua fala, a formada deu um testemunho expressando a gratidão pelo trabalho da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM).

“Compartilho com vocês que há alguns anos eu fui uma das mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher e a minha vida foi salva. Não foi fácil colocar um basta por medo e tantas outras coisas. Mas me recordo como se fosse hoje, em uma vez que tive uma crise no meio da rua e o único número que eu lembrei foi o número da Secretaria.

As meninas correram de carro até mim, recebi todo o apoio e o atendimento junto com a minha filha. Nós tivemos um lugar seguro pra ficar e quando eu saí do abrigo, eu tive a coragem de não olhar mais para trás. A minha maior vitória foi sair com a minha vida e a minha filha no meu braço. Hoje eu estou aqui para testemunhar que quando a violência acaba, a vida se renova e a minha foi salva. Hoje eu tenho forças e coragem de seguir a minha vida.

Eu fiz o curso de Técnicas de Zeladoria e por meio dele eu consegui uma oportunidade de emprego, portanto, podemos afirmar com segurança que a promoção de políticas públicas para as mulheres com a qualificação profissional e o atendimento às mulheres vítimas de violência é uma iniciativa transformadora e essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade e para salvar vidas”, relatou.

O programa ainda conta com a participação do SENAC, que na cerimônia esteve representado pela Técnica de Relações com o Mercado, Thaisa Henning Schier, e do SESI e SENAI de Guarapuava, neste ato representado pela técnica Jeslaine Almeida Araújo.

Para o formado em Segurança TI, Lucas Batista Correia Lima, o curso irá lhe proporcionar muitas oportunidades e em diversas áreas no futuro, pois, segundo Lucas, a tecnologia está em todos os lugares da nossas vidas.

“É uma área muito importante, a tecnologia está entre nós e também é um curso que vai me proporcionar uma boa carreira e irá me abrir muitas portas e grandes novidades também. Eu acho que foi muito importante para ‘mim’ estar participando da Secretaria da Mulher, foi uma experiência única e muito agradável”, comentou.

Para o, agora, confeiteiro Igor Emanuel Andrade, o curso irá auxiliar em seu sonho de empreender na área da culinária.

“Eu estou pensando em ser empreendedor e esse curso vai me ajudar muito, porque é uma boa oportunidade para aprender mais e porque aprendi muitas coisas boas, que eu não sabia, no curso e até técnicas novas e que me surpreenderam muito. Sem falar que é um curso ótimo”, enfatizou Igor.

Já Maria Eduarda Trincaus Bastos, formada no curso de Rotinas Administrativas, disse que realizou o curso porque já é empreendedora e o conhecimento adquirido irá lhe ajudar no trabalho com sua empresa.

“Eu sou confeiteira já e eu achei uma nova experiência, porque o que eu fiz foi rotinas administrativas e isso vai me ajudar muito na empresa que eu possuo atualmente”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia a vereadora Professora Terezinha, representando o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Pedro Moraes, e, ainda, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira.

Os formandos, junto com os convidados, ainda foram agraciados na noite pela apresentação do Coral Municipal, sob o comando do maestro Fernando Antônio Pinto.