Potencial Feminino: Eixo Industrial do programa é lançado em Guarapuava

A ação é a primeira da campanha “Março de Todas as Mulheres”

Dando início à campanha “Março de Todas as Mulheres”, nessa terça-feira (05), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), realizou, na Casa da Indústria de Guarapuava, o evento de lançamento do eixo Potencial Indústria, do Programa Potencial Feminino.

Com o intuito de profissionalizar homens e mulheres para o setor empresarial, além de conectá-los com as empresas interessadas na mão de obra, o evento marcou a assinatura de um termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura, a Casa da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

“Estamos aqui para celebrar a junção de boas vontades. Nós, enquanto poder público, buscamos atender às demandas da comunidade, uma vez que esta é nossa missão. A Casa da Indústria faz parte desta demanda  e podemos dizer que estamos fazendo uma união histórica. Quando esta parceria foi proposta, ficamos muito felizes, pois isto já fazia parte de um sonho da SPPM.

Sabemos que esse é um dos setores que mais valoriza o servidor e nada mais justo para tornar nossa cidade igualitária, do que poder oferecer esta oportunidade para as mulheres de nosso município”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (SPPM), Priscila Schran de Lima que na ocasião, representou também o prefeito Celso Góes.

Representando o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Pedro Moraes, a vereadora e procuradora da Mulher, Bruna Spitzner, falou da importância de momentos como este que valorizam e dão oportunidades às mulheres.

“É sempre uma grande alegria poder fazer parte de momentos como este. Tanto das formaturas, quanto de novas oportunidades para as mulheres. Isso demonstra que estamos percorrendo o caminho certo. Que alegria poder também ouvir os empresários, comprovando que os cursos do Potencial Feminino já fizeram muita diferença tanto na vida das nossas mulheres, quanto na qualificação de mão de obra. Ações desta natureza valorizam e capacitam o capital humano de nossa cidade”, argumentou Bruna.

O lançamento do Potencial Indústria está relacionado à demanda levantada pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava (SINDIREPA) que, por meio de uma busca ativa, constatou o interesse das empresas em contratar mulheres mecânicas. O novo eixo realizará os cursos de Sistemas Automotivos 5.0 para Mulheres e de Costura Industrial de Big Bag, que serão oferecidos a partir de abril.

“A educação profissional tem sido conduzida de maneira muito profissional e concisa nos dias de hoje. Isso se dá devido à representatividade que temos em nosso setor e do poder público. Quando nós falamos em educação profissional, nós fazemos um direcionamento e permitimos acesso para que todas as pessoas possam ter acesso às novas perspectivas profissionais. E isso, sem dúvida, é de extrema importância para a sociedade”, disse o gerente de Educação e Negócios do SESI/SENAI Região Campos Gerais, Ernesto Sountachi Junior.

Potencial Feminino

Voltado para as mulheres e homens de Guarapuava, com objetivo da profissionalização e preparação para o mercado de trabalho, por meio dos cursos profissionalizantes em diferentes áreas, o Potencial Feminino é um programa de qualificação profissional do município. Além disso, também visa atender às empresas com o oferecimento de mão de obra qualificada em diferentes setores.

Ao todo, desde o lançamento, em agosto de 2022, já passaram pelos cursos oferecidos 2,376 pessoas. Somente no ano de 2023, 1,263 alunos foram inscritos nos cursos oferecidos que envolveu as categorias: Potencial Gastronomia, Potencial Beleza, Potencial Comércio, Potencial, Tech Potencial Itinerante onde os curso são oferecidos e realizados nos distritos da cidade e a agora o Potencial Indústria.