Pista de bicicross do Parque das Crianças vai ganhar padrão nacional

Depois de concluídas as obras, o local poderá sediar campeonatos do estado e do país

Em Guarapuava, os grupos de pessoas que praticam ciclismo ou que têm na bicicleta uma verdadeira extensão do seu corpo em se tratando de percorrer distâncias, só aumenta. Mas há uma vertente deste esporte que tem muito a comemorar, trata-se do Bicicross. O motivo, é que uma antiga pista construída no Parque das Crianças já está sendo completamente restaurada e adequada aos padrões internacionais de competições. Depois de concluídas as obras, o local poderá sediar campeonatos do Estado e do país. 

A percepção sobre a necessidade de ampliação, melhorias e adequação da pista de Bicicross no Parque das Crianças partiu da Secretaria de Esportes e Recreação do município. De acordo com o secretário da Pasta, Milton Roseira, havia uma demanda dos praticantes do Bicicross para que a pista fosse reformada e ficasse apta a receber grandes competições. Milton reitera que promover melhorias e ampliar espaços de práticas de esportes coletivos em Guarapuava, é prioridade da administração municipal.

“Em conversa com os integrantes da Equipe Guarapuavana de Bicicross, entendemos e acolhemos a demanda que buscava melhorias na pista do Parque das Crianças. O prefeito Celso Góes foi solidário a este pedido. Imediatamente, entramos em contato com a Secretaria de Obras e com a SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), que se dispuseram a nos ajudar cedendo máquinas e profissionais para o trabalho.

A partir de então, foi convidado um dos maiores especialistas em pistas de Bicicross do País, que é o Luis Eduardo Markiewicz, o ‘Popeye’, que de bom grado, se disponibilizou a nos ajudar. Com suas orientações e técnicas, começamos as obras que deverão ficar prontas em breve. A partir de então, Guarapuava poderá sediar o Campeonato Paranaense de Bicicross em outubro”, contou Milton.

Atleta profissional e com longos anos de relação com o Bicicross de Guarapuava, Luis Eduardo Markiewicz (Popeye) disse que se sentiu muito feliz quando foi convidado para ajudar na modernização da pista de Guarapuava.

“Esta pista de Guarapuava tem uma história muito grande no cenário do BMX nacional. Muitos atletas do País inteiro competiram e competem aqui, como eu competi muitas vezes. E todas as vezes que vim aqui, sempre fui convidado a ajudar no dia da prova. Com isso, se criou uma grande amizade com o pessoal desta cidade que é muito acolhedora e está sempre pronta a apoiar os esportes.

E o Paçoca (Felipe Maciel), que é coordenador da Associação de Bicicross aqui do município, me chamou para esta parceria, porque tenho algum conhecimento de construção de pistas, de lidar com as máquinas, enfim.

Então, a partir desta grande amizade, estamos fazendo esta parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação, para deixar esta pista perfeita para as competições”, comentou Popeye.

Ciclista desde os 13 anos de idade, Luis Eduardo disse que trabalha com projetos sociais há pelo menos dez anos.

“Meu trabalho de apoio aos municípios em se tratando do BMX é voluntário. Isto é muito gratificante, porque estimula cada vez mais pessoas a aderirem ao esporte, sobretudo, as crianças a se envolverem com o ciclismo de competição”, pontua Eduardo.

No trabalho de revitalização da pista, estão incluídas adequações nos ângulos das ondulações, de acordo com os padrões internacionais, bem como modelamento das rampas, que precisam estar completamente lisas para que haja igualdade de obstáculos entre os competidores, em qualquer lugar da pista.

Felipe Maciel (Paçoca), dirigente da Equipe Guarapuavana de Bicicross, disse que a reforma da pista é um sonho antigo dos amantes deste esporte e que agora se concretiza.

“Esta pista existe há mais de trinta anos e esta revitalização é necessária. Depois de concluídos os trabalhos, podemos receber grandes competições. Além disso, vamos trabalhar com o projeto de Escolinha de Bicicross para as crianças. Este é um momento de muita alegria para todos nós.

Eu agradeço à prefeitura que, por intermédio da Secretaria de Esportes, com apoio da SURG e da Secretaria de Obras, tornam isso possível. Agradeço também ao amigo de sempre, Popeye, pela disponibilidade e dedicação a este trabalho de cunho social e de apoio ao esporte”, grifa Paçoca.

A partir do segundo semestre deste ano, a Secretaria de Esportes e Recreação do município dará início ao Projeto Futuro, que são as Escolinha de Bicicross. “A partir do segundo semestre deste ano, quando a pista estiver revitalizada, vamos dar início à Escolinha de Bicicross, que faz parte do Projeto Futuro. As crianças de Guarapuava poderão aprender sobre o esporte do jeito correto, com instrutores qualificados”, finalizou Milton.