Parceria Crea-PR e Coprossel facilita acesso de produtores à assistência técnica

Acordo estabelece diretrizes para os agricultores familiares, principalmente de baixa renda, do interior paranaense

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Ricardo Rocha de Oliveira, esteve, na semana passada, com o presidente da Cooperativa de Produtores de Semestes de Laranjeiras do Sul (Coprossel), Paulo Pinto de Oliveira Filho, para oficializar Acordo de Cooperação – ART Social (um incentivo do Conselho ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Paraná).

O Acordo de Cooperação é resultado de uma parceria entre o Crea-PR e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), que estabelece diretrizes para que os agricultores familiares (principalmente de baixa renda) do interior paranaense tenham acesso à atendimento profissional e assistência técnica.

“Queremos atingir três objetivos principais neste estreitamento de relacionamento entre Conselho e Cooperativas. O primeiro é democratizar o acesso à assistência técnica. O segundo é incentivar que pequenos produtores se associem às Cooperativas locais. O terceiro é proporcionar estágio para alunos em fase final de formação, devidamente supervisionados por profissionais dos quadros das cooperativas”, explica o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo rocha de Oliveira.

Papel do Crea-PR e das Cooperativas

Compete às Cooperativas contratar profissionais e fazer a interlocução entre os profissionais e os produtores rurais. Compete ao Crea fortalecer o exercício profissional, democratizando o acesso ao conhecimento técnico para que o campo produza, cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade.

O acordo fortalece, em linhas gerais, a profissionalização das atividades do campo, a valorização dos profissionais do sistema Confea/Crea e o estímulo ao associativismo.