NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE

O experiente médico Jonilson Pires (51) mas não é Lula, depois de algumas ponderações com os familiares – Bosco, Aline, irmãos e cunhadas, aceitou o espinhoso encargo de Secretário de Saúde substituindo o Celso Goes que é pré-candidato a prefeito de Guarapuava, pela situação.

Entre nós gente, o doutor Jonilson já deveria ser secretário de governos anteriores. É pessoa competente e idônea com larga experiência na medicina e agora tem pela frente um enorme desafio em tempos da Covid 19. Ele dará a volta por cima tranquilamente. “Tira de letra”.

INDEFINIÇÃO

Enquanto não tem nada definido na política local – prefeito, vice e vereadores – nas eleições de 2020 se forem realizadas, a imprensa e a população dá palpite dia a dia. Faço a mesma coisa no Jornal Extra. Ora afirmamos que o Itacir Vezzaro é o mais cotado e perto da indicação pela situação (leia-se Cesar Silvestri Filho), ora o Celso. O dinâmico Secretário da Indústria e Comércio Sandro Abdanur já definiu que não é mais candidato a nada.

POLÍTICA

Em política, sempre é necessário deixar um osso para a oposição roer, sabiam? A nossa OPOSIÇÃO em Guarapuava, com ênfase ao PT e nesse quesito o destaque é o médico Antenor Gomes de Lima sai na frente atualmente e ele é “fazedor” de votos, podendo surpreender a direita, o centrão e representar bem o povo na prefeitura de 2021 a 2024.

CELSO

Pelo cochicho (sussurro) de alguns entendidos de política (alô Gago) e de dentro da Prefeitura de Guarapuava, o nome de Celso Goes é o que está mais em evidência podendo ser o indicado pelo alcaide e alianças. Outras hipóteses: Celso e Itacir de novo à vice; Celso sai sozinho ou Itacir e Góes de vice. Se explique JR? Fica jogando, ouvimos isso. Não esqueçam dos ex Carli e Burko, tímidos até o momento.

GUARAPUAVA

Destacando a política partidária no País de Jair (Gavino, Rodrigues, Santos, Ramos e Bolsonaro) comentam nos bastidores que em anos anteriores a corrupção era o destaque diário. Aliás, a política é também a ciência da corrupção. Ufa! Esse mal nunca chegou perto da fria Guarapuava ou estamos 100% desinformados?

DESTAQUE

No mundo jurídico existem, advogados, advogadas e um batalhão de bacharelados do DIREITO que são aqueles acadêmicos que “ainda” não foram aprovados no Exame de Ordem. Em Guarapuava, me contaram, tem uma BEL que se destaca como assessora da experiente doutora Andreia Farias. É a Geovana Kuster de tradicional família.

Comentam que essa jovem senhora, na hora “h” quando das provas, “treme” e não é aprovada. Uma colega me disse que agora ela está estudando muito objetivando a aprovação no exame e “vai com tudo” para receber o sagrado número de inscrição da OAB/Pr. A torcida dos Kuster e Jonsson é grande.

PING-PONG

Os pinguelos (ponte) no Parque das Crianças de Guarapuava (tem 3) estão carecendo de trocas, já observaram? Como comentou um “pagador” de IPTU que reside próximo desse logradouro, “a coisa tá feia”.  Em compensação as calçadas que estão construindo nas beiradas, perto do antigo IRCO em direção ao bairro Bonsucesso caiu no agrado do povo e o prefeito e sua equipe merecem os aplausos de pé.

 Um leitor da coluna JR, que odeia política, me disse o seguinte e com fundamento: “em política o que não é possível, é FALSO” – entenderam? O povo é sábio nos parece. Os sinaleiros da Avenida Manoel Ribas esquina com a Rua Paraná estão no conserto ou foram desativados? Por fim – Paulo Lima do PROCON/2020 a vereador; Renato Lechinski está pensando se sai ou não rumo ao legislativo de Guarapuava este ano.