Profissionais da enfermagem terão mais autonomia com nova portaria

A partir de agora, em Guarapuava, eles também poderão receitar medicamentos, solicitar exames de rotina ou encaminhar pacientes para especialidades médicas

A enfermagem é uma das funções mais importantes na área da saúde, fundamental desde o atendimento básico até a alta complexidade. No enfrentamento a pandemia da Covid-19, o trabalho da categoria tornou-se ainda mais imprescindível, com seus profissionais na linha de frente. Além disso, eles atuam em outras frentes, como na assistência e nas políticas de humanização, em campanhas de conscientização e nos cenários complexos de cuidados com a saúde.

Diante disso, reconhecendo a relevância desse trabalho, nesse mês, a secretaria municipal de Saúde, por meio da portaria Nº 022/2020, formalizou a atuação mais autônoma da categoria em Guarapuava. A partir de agora, esses profissionais poderão também receitar medicamentos, solicitar exames de rotina ou encaminhar pacientes para especialidades médicas.

A portaria municipal estabelece a liberação de medicamentos específicos como os utilizados via oral, intramuscular, endovenosa, subcutânea, tópica, dentre outras vias, seguindo as orientações do Ministério da Saúde ou de protocolos que possam ser criados e aprovados pelo município. Os enfermeiros poderão, também, solicitar exames de rotina e complementares aos pacientes e fazer o referenciamento destes para especialidades médicas e demais profissionais da saúde. Vale destacar que as ações desses profissionais serão feitas em casos de caráter eletivo ou de urgência.