Novembro Azul lembra a importância do cuidado com a saúde masculina

Mês é dedicado a prevenção do câncer de próstata, mas é importante lembrete para o cuidado com a saúde do homem em geral

Se o mês de outubro é rosa e todo dedicado às mulheres, o mês de novembro é especial para a população masculina. Ainda com muitos tabus e receio de falar sobre o assunto, os homens merecem e precisam de cuidados especiais com sua saúde.

Além da prevenção ao câncer de próstata, que marca o mês de novembro, a época é importante para o cuidado com a saúde masculina de um modo geral. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 46% dos homens entrevistados só vão ao médico quando sentem algo.

Por isso, durante a campanha do novembro azul, reforça-se a importância dos cuidados com a saúde e exames preventivos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A melhor arma contra esse tipo de câncer é o diagnóstico precoce. Por isso, é preciso estar atento aos fatores de risco para a doença. Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e tio, obesidade e raça (homens negros sofrem maior incidência do câncer de próstata) são os principais fatores de risco.

Para aqueles que estão dentro do grupo com fator de risco, a consulta com o urologista deve começar a partir dos 45 anos. Para os demais, a partir dos 50 anos. É o urologista que irá realizar o exame do toque retal e indicar o PSA. Apesar do preconceito, o toque retal permite ao médico avaliar alterações na glândula e cerca de 20% dos pacientes portadores da doença são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Exames de imagem como o ultrassom também podem ser úteis no diagnóstico precoce da doença.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada. Por isso consultar o urologista e realizar os exames necessários é fundamental para o sucesso do tratamento.

Até o final do mês de novembro, o Hospital São Vicente Unidade Cidade dos Lagos está com condições especiais para Ultrassonografia e Ressonância Magnética da Próstata. Entre em contato pelo WhatsApp (42) 99115-2967 e saiba mais.

Além desses exames, a Mamografia, Ultrassonografia de mamas e  transvaginal continuam com condições especiais até o final do mês.