Motoristas do transporte escolar passam por capacitação

Objetivo é orientar os profissionais sobre a utilização da nova plataforma de gestão da secretaria, o “EducaMais Guarapuava”

Iniciou, nessa quarta-feira (20), a capacitação de cerca de 200 motoristas do transporte escolar municipal. A ação está sendo promovida pelo Departamento de Transporte Escolar, da Secretaria de Educação e vem sendo realizada dividida em turmas. O momento tem por objetivo orientar os profissionais do transporte sobre a utilização da nova plataforma de gestão da secretaria, o “EducaMais Guarapuava”. 

“Esse aplicativo vai auxiliar a secretaria no gerenciamento dos diversos departamentos. Para o transporte escolar, ele será utilizado para o rastreamento, acompanhamento do embarque e de toda viagem que os alunos estarão fazendo. Os pais vão ter esse acesso ao aplicativo, para saber se o filho já embarcou e desembarcou na escola.

Pelo aplicativo, tanto o motorista, alunos, professores e pais, terão mais segurança neste percurso. O sistema atende também as condições de segurança e conforto dos veículos utilizados no transporte e otimização de rotas para o pleno conforto dos estudantes da educação básica pública”, explicou a coordenadora do Departamento de Transporte Escolar,  Ana Paula Amaral Anisieski.

A plataforma “EducaMais Guarapuava”, possibilitará aos profissionais do transporte escolar verificar a rota que deve seguir, ter o controle do embarque e desembarque por meio de QR Code constante nas carteirinhas dos alunos, além do tempo e quilometragem percorrida e inclusão de informações de imprevistos nas viagens, como por exemplo, atraso pelo trânsito ou até mesmo outros problemas.

“A gente tem que se aperfeiçoar e a tecnologia está aí para isso. Esse aplicativo possibilita mais segurança tanto para nós que estamos em contato direto com as crianças e também para os próprios pais”, comentou Pedro Mormo, motorista que faz a linha dos estudantes do distrito do Guará.

“Olha, eu achei muito bom, muito simples o aplicativo, tranquilo para trabalhar e eu acho que vai ajudar bastante com relação à rota”, complementou o motorista escolar, que realiza a rota para a Escola Municipal do Campo Professor Maack, Sebastião Elói.

A capacitação dos profissionais continua até a próxima semana. Durante o mês de agosto, o aplicativo será utilizado no formato de teste para verificar possíveis dificuldades dos usuários.