Manual de boas práticas para serviço de alimentação

Texto mostra como organizar o ambiente de trabalho para a produção de alimentos com segurança, a higiene do ambiente de manipulação e todos os cuidados

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Vigilância em Saúde, divisão Vigilância Sanitária (VISA), vai lançar o 1º Manual de Boas Práticas para Serviço de Alimentação do Município.

De acordo com a chefe da divisão, Bruna Tembil Batista, o Manual de Boas Práticas para Serviço de alimentação foi preparado de acordo com a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

“O manual ficou muito didático, com informações úteis e fáceis de compreender. Mostra, na prática, como organizar o ambiente de trabalho para a produção de alimentos com segurança, a higiene do ambiente de manipulação e todos os cuidados recomendados”, explica.

Os técnicos responsáveis pela preparação do manual Andressa Pereira de Souza (Médica Veterinária) e Fernando Caetano Maria (Engenheiro de Alimentos), explicam que o material foi produzido com intuito de orientar os profissionais que trabalham na área de alimentos, quanto às práticas adequadas de manipulação, visando minimizar riscos e garantir um alimento seguro e adequado ao consumo da população.

Além disso, este e-book faz parte integral do curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação promovido pela Vigilância Sanitária, em cumprimento ao Decreto 9312/2022 da Prefeitura Municipal de Guarapuava.