Mais de 90% dos guarapuavanos já tomaram a primeira dose contra a Covid-19

Até o momento, foram aplicadas 160.802 primeiras doses, 7.995 doses únicas, 140.922 segundas doses e 82.647 doses de reforço

O mês de abril está terminando e o município de Guarapuava contabiliza grande sucesso quanto à vacinação da população contra a Covid-19. Até o momento, foram aplicadas 160.802 primeiras doses, 7.995 doses únicas, 140.922 segundas doses e 82.647 doses de reforço. Só na última semana, o município aplicou 139 primeiras doses, 855 segundas doses e 1820 doses de reforço.

Os números são satisfatórios, mas a Secretaria de Saúde do Município alerta para que os cuidados não sejam relaxados, pois só por meio da vacina e da proteção de cada um, o vírus pode ser contido.

Vacinação continua na última semana de abril

Uma programação intensa foi montada nesta última semana do mês de abril (de 25 a 29), com o intuito de ampliar o número de vacinados no município.

Para pessoas de 12 a 17 ou, acima dos 18 anos de idade, há a repescagem para aplicação da primeira dose.

Já as segundas doses estão disponíveis para as seguintes pessoas:

AstraZeneca — para quem completou oito semanas desde que tomou a primeira dose. Coronavac — a pessoas que completaram 28 dias a partir da primeira dose.

Pfizer — disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 está disponível esta semana para o seguinte público:

Gestantes que receberam doses da Coronavc ou Pfizer, há quatro meses ou mais.

Público em geral que tomou a segunda dose da AstraZenecaCoronavac ou Pfizer há quatro meses ou mais.

Imunocomprometidos, que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

Dose de reforço para que recebeu a vacina da Janssen há dois meses ou mais.

Já a quarta dose será destinada, esta semana, para imunocomprometidos que tomaram a terceira dose há quatro meses ou mais e para idosos com 60 anos de idade ou mais.

Todas as pessoas que forem tomar a vacina, precisam levar um documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação.

A imunização infantil prossegue na cidade e, esta semana, são chamadas a tomar a primeira dose, crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.

Também estão disponíveis as segundas doses da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que tomaram a primeira dose há pelo menos 28 dias.

A vacina da Pfizer está disponível para o público infantil de 5 a 11 anos, 11 meses de 29 dias, que tomou a primeira dose há pelo menos oito semanas.

Até o momento, 92,42% da população de Guarapuava recebeu a primeira dose da vacina. Já as pessoas imunizadas com a segunda dose, chega a 77,16%. O público que recebeu a dose de reforço é de 45,25%. Desta forma, o município está entre os primeiros no Estado em se tratando de imunização de sua população.

Uso de máscara

Seguindo o decreto estadual, publicado no último dia 29 de março, o município aderiu à não obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos, como em lugares fechados, exceto em hospitais, consultórios médicos e odontológicos. No entanto, quem preferir usar o aparato de proteção, pode fazê-lo, sem nenhum problema ou restrição, em qualquer ambiente que seja.

Conforme o governo do Estado e a Secretaria de Saúde de Guarapuava, a decisão de acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras, levou em consideração a estabilidade da situação em relação à circulação do vírus que provoca a Covid-19.