Linhas do transporte escolar são fiscalizadas em tempo real

Medida busca prevenir incidentes, verificar a situação dos veículos e garantir o conforto dos estudantes de Guarapuava

A Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início às fiscalizações dos serviços contratuais referentes ao transporte escolar. Este controle, conhecido como programa de saída, é feito ao longo de todo o ano para garantir que as 217 rotas estejam funcionando de acordo com as normas, e os 4.680 estudantes atendidos cheguem às unidades escolares com tranquilidade.

“A segurança das nossas crianças é prioridade. E realizar esta fiscalização em tempo real é uma ferramenta crucial para garantir essa segurança. Por meio do monitoramento constante, podemos prevenir incidentes, garantir que os alunos estejam sempre sob a supervisão de profissionais responsáveis e oferecer aos pais a tranquilidade de saber que seus filhos estão seguros durante o trajeto escolar”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

A partir de um cronograma definido pelo Departamento de Transporte Escolar, as equipes da SME embarcam na rota de cada veículo e analisam as condições de higiene, funcionamento dos itens de segurança, conservação dos pneus, atendimento às crianças, local de embarque e desembarque de cada aluno, e todo o funcionamento e dinâmica dos transportes. As escolas também podem fazer solicitações e reclamações.

Segundo a diretora do Departamento de Transporte Escolar, Ana Paula Amaral Anisieski, quando há um novo aluno a equipe vai até a localidade, faz a rota e marca os pontos de saída.

“A importância é justamente para garantir a segurança e o bom atendimento dos alunos, que é um pedido do professor Pablo (de Almeida), para que a gente atenda os alunos da melhor forma possível, que é o nosso foco. Esse é o nosso grande objetivo. Além disso, orientamos as empresas com relação às obrigações firmadas no contrato, bem como sobre os direitos e deveres dos usuários do transporte”, ressaltou a diretora.

As fiscalizações são realizadas em um aplicativo gratuito. Além disso, a plataforma Educa Mais ainda oferece ferramentas para o controle e supervisão dos transportes escolares em tempo real. O motorista inicia a rota e cada aluno que embarca faz o check-in pelo QR Code da carteirinha. Ao entregar todos os alunos, o motorista finaliza a rota no aplicativo. A plataforma gera um histórico de viagem e, desta forma, as escolas e os pais podem confirmar o horário que essa rota iniciou e finalizou, ou mesmo se houve alguma ocorrência.

Além de permitir que os pais monitorem o trajeto em tempo real, as plataformas oferecem mais seguranças aos alunos e facilitam o controle e fiscalização do funcionamento das linhas e veículos.