Laboratório Municipal é referência na região
O espaço funciona desde 1990; em 2012 o esquema de plantões foi adotado, e em 2021 serviço foi ampliado para 24h
A realização de exames no serviço de saúde pública de Guarapuava tem mais agilidade com o Laboratório Municipal. Trata-se de um unidade de recebimento de amostras biológicas para realização de exames bioquímicos complementares. O espaço se tornou uma referência na região.
Instalado na Rua Presidente Getúlio Vargas, 2173, no centro da cidade, o Laboratório Municipal conta com uma ampla equipe para a execução de exames complementares diagnósticos vindos de demandas de 33 (trinta e três) Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência, Batel, Trianon e Primavera, e oito Unidades da Assistência Especializadas: Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS AD, SAE), Centro de Nutrição Renascer, Melhor em Casa, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e SAMU.
“O Laboratório Municipal é a nossa referência, pois conseguimos fornecer com qualidade os exames previsto na nossa assistência à saúde. Ele nos traz agilidade no atendimento, pois os exames podem ser coletados em uma unidade de saúde mais próxima de casa e os resultados ficam disponíveis em seu prontuário eletrônico, podendo serem acessados pelo aplicativo Fala Saúde”, destacou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.
“Trabalhamos para que os pacientes tenham um tratamento digno, bem como proporcionando acesso a novas tecnologias, obtendo um diagnóstico confiável e ágil para que o tratamento seja resolutivo. Buscando assim garantir o cumprimento dos princípios da universalidade e integralidade preconizados pelo SUS”, ressaltou o bioquímico e responsável pelo laboratório, Marco Antonio Horst.
O Laboratório Municipal faz parte do programa de qualidade externo e ensaio de proficiência (Empresa Controllab) desde 2020. Também é referência no suporte técnico para diagnóstico da Hanseníase e Leishmaniose para os municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.
Além disso é referência em diagnóstico de Tuberculose através da tecnologia de Biologia Molecular, dando suporte nesta atividade para quatro Regionais de Saúde do Estado do Paraná, totalizando 88 (oitenta e oito) municípios. Atendendo a 5ª Regional de Saúde (Guarapuava), a 7ª Regional de Saúde (Pato Branco), a 8ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão) e a 10ª Regional de Saúde (Cascavel).
Nos últimos 5 anos, um significativo aumento do número de exames realizados no Laboratório Municipal foi observado, sendo 164.043 exames em 2018 para 295.192 em 2022. Confira os números abaixo:
ANO Nº DE EXAMES REALIZADOS
2018 164.043
2019 232.908
2020 203.781
2021 211.816
2022 295.192
No local, todas as análises são realizadas pelo município, não necessitando que a Secretaria Municipal de Saúde terceirize o serviço, oferecendo à população de Guarapuava, rapidez nos diagnósticos.
O Laboratório Municipal funciona 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.