Laboratório Municipal é referência em atendimento na região de Guarapuava

Inaugurado há mais de um ano, local realiza atendimento e análises de testes como HIV, Hanseníase e outros exames

Inaugurado há mais de um ano, o Laboratório Municipal de Guarapuava é referência em atendimento e em análises de testes como HIV, Hanseníase e outros exames. Isso se dá em razão do grande investimento em equipamentos de alta tecnologia, que são utilizados pelos profissionais de saúde que trabalham nesse local.

No local, todas as análises são realizadas pelo município, não necessitando que a Secretaria Municipal de Saúde terceirize o serviço, oferecendo à população de Guarapuava, rapidez nos diagnósticos. “É um trabalho extremamente importante, que facilita e desafoga as nossas UBS’s. Com resultados rápidos, para a pessoa que está esperando diagnóstico, por exemplo, de uma doença para dar início imediato a um tratamento correto”, ressaltou o prefeito, Celso Góes.

O bioquímico e responsável pelo laboratório, Marco Antonio Horst, salienta a importância desse espaço e como ele contribui para a saúde na cidade.

“Temos uma melhoria significativa na elaboração dos exames, já que aumentamos nossa capacidade instalada, adequando às normas da vigilância sanitária. Além disso, a partir de agora, neste segundo semestre de 2022, iremos receber novos equipamentos, para melhorar e agilizar ainda mais o nosso trabalho”, explicou.

O Laboratório funciona 24 horas e consegue analisar cerca de 1200 exames por dia. O ambiente conta com laboratórios de bioquímica, imunologia, hematologia, microbiologia, urinálise, parasitologia, lavagem laboratorial, almoxarifado, vestiário, cozinha e setor administrativo, que permite a realização de mais de 40 tipos de exames e nove tipos de pesquisas, como plasmódio, rotavírus e sangue oculto.

As análises dos exames realizados, além de dar suporte a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), às três unidades de urgência e emergência, incluindo Clínica da Mulher, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, atende também a mais três Regionais de Saúde, sendo a 7ª (Pato Branco) 8ª (Francisco Beltrão) e 10ª (Cascavel), ao todo 60 municípios .

O Laboratório Municipal fica na rua Presidente Getúlio Vargas, 2173.