Jornalista formado em Guarapuava lança livro sobre campanhas eleitorais para vereador

“Eleição para Vereador: estratégias e ferramentas de campanha” detalha como candidatos fazem campanha em pequenos municípios brasileiros

O jornalista e professor universitário Ricardo Tesseroli lança, na próxima terça-feira (27), em Curitiba, o livro “Eleição para Vereador: estratégias e ferramentas de campanha”. A obra é resultado da tese de doutorado do autor, transcrita para uma linguagem simples e acessível. Para escrevê-la, Tesseroli conversou com vereadores eleitos para o primeiro mandato, campeões de votação em seus municípios.

“Quis entender e descrever como se faz campanha para vereador, nas cidades do interior. Para isso, nada melhor que conversar com os próprios vereadores, para que eles compartilhassem suas experiências”, contou Tesseroli, que cursou jornalismo na Unicentro e atuou profissionalmente, por mais de 15 anos, no Jornal Diário de Guarapuava e como assessor de imprensa do então Deputado Federal Cezar Silvestri.

O livro aborda inúmeras questões relativas às disputas para os legislativos municipais, como as relações estabelecidas no exercício profissional como base eleitoral; herança política e relações de parentesco; o poderio financeiro e a campanha eleitoral local; a lógica do conhecimento permanente e as relações de clientelismo relacional e eleitoral.

Além disso, Tesseroli detalha, no que é o cerne da obra, sete estratégias e dez ferramentas que vereadores eleitos de todo o Brasil usaram em suas campanhas. “O livro é fundamental para entender como acontece a disputa do voto para vereador na grande maioria dos municípios brasileiros”, argumentou.

Dos 5.570 municípios brasileiros 4.894 possuem menos de 50 mil habitantes, 87% do total. Ao abordar as estratégias e ferramentas de campanha nesses municípios, o autor defende que as novas fórmulas de campanha por meio da internet, aplicativos de troca de mensagens e redes sociais, tem seu espaço, mas não substituirão a forma tradicional de conquista do voto, que ainda é predominante nos pequenos municípios.

“As ferramentas online estão aí para complementar as estratégias e ferramentas tradicionais de campanha e devem ser utilizadas, no entanto, é crucial lembrar que uma campanha, especialmente no Brasil pequeno, se baseia no contato interpessoal”, afirmou Tesseroli. Além da venda no local, o livro pode ser adquirido pelo Mercado Livre, basta acessar o link: https://abrir.link/rORot.