Instituto de beleza faz doação para ACPAC

A entidade sem fins lucrativos, beneficiada pela arrecadação do Embelleze, é uma casa de apoio para pessoas com câncer

No mês de Outubro, o Instituto Embelleze de Guarapuava, em parceria com o Conexão Rosa, fez a campanha de arrecadação de materiais de uso pessoal, que foi destinado para a Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer – ACPAC.

Funcionárias do instituto ajudando na campanha (Foto: Divulgação)

Um gesto bonito, que contou com a participação de várias pessoas entre funcionárias do instituto e voluntários do Conexão Rosa, que é uma idealização da empresária Pollyana Araújo e tem o objetivo de conectar mulheres com o mesmo propósito de ajudarem umas às outras.

A arrecadação, que também teve à frente a gerente do Embelleze Elaine Machado, é uma das formas, encontradas pelos grupos, para valorizar a saúde e o bem estar da mulher.

A ACPAC – Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer (ACPAC) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como ação preponderante a assistência social, atende pessoas acometidas pelo câncer do município de Guarapuava prestando serviço sócio assistencial, atividades de fisioterapia, psicologia e educação em saúde oncológica para os usuários e seus familiares, e atende ainda os usuários advindos dos vinte (20) municípios que compõem a quinta (5ª) regional de saúde, com serviços de acolhimento, hospedagem e alimentação.

Doação foi entregue na última sexta-feira (Foto: Divulgação)

Fundada em maio de 2002, era, inicialmente chamada Associação de Apoio às pessoas com câncer. Ao identificar que a maior demanda era um local para pacientes e acompanhantes pernoitarem e fazer suas refeições durante as sessões de quimioterapia, com isso comprometendo os demais atendimentos prestados na Oncologia do Hospital São Vicente de Paula.

Em vista disso, a Diretoria da instituição mobilizou uma ação com alguns representantes da sociedade civil, para abrir um espaço que suprisse tal demanda. Assim, a então ACOPECC (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudo e Combate ao Câncer) ampliou seu atendimento para Casa de Passagem, hoje reconhecida pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Em 2017 atendendo uma adequação a tipificação do serviço prestado, acontece mais uma mudança na nomenclatura, passando a se chamar ACPAC – Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer

A Instituição, que conquistou sua sede própria em Guarapuava no ano de 2010, atende, além de Guarapuava, os pacientes vindos dos municípios, cobertos pela 5º Regional de Saúde, que estão em tratamento oncológico.