Idosos se divertem no Arraiá de Inverno em Guarapuava

Cerca de 800 pessoas, dos 19 grupos atendidos pela SEMADS, tiveram muita alegria, diversão, brincadeiras, sorteio de brindes e competições

O Arraiá de Inverno da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), trouxe para cerca de 800 idosos, dos 19 grupos atendidos pela, alegria, diversão, brincadeiras, sorteio de brindes e competições durante a tarde de sexta-feira (22), no Parque de Exposições Lacerda Werneck. O evento foi promovido pela SEMADS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com as secretarias municipais  de Cultura, Esportes e Recreação e Turismo e Eventos.

“São dois anos sem esse momento e a gente está tentando fazer o melhor possível para que todos possam aproveitar a festa. Esse momento de integração é muito importante, pois está reunindo pessoas dos bairros e dos distritos em uma ocasião aguardada por muitos. Então, parabéns a todas as secretarias envolvidas que se dedicaram para proporcionar às pessoas idosas do nosso município uma ocasião muito aconchegante e com diversão para eles”, enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Evento foi retomado após dois anos paralisados, por conta da pandemia do Covid-19. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, contou como foi planejado, ao longo dos últimos meses, e comemorou o sucesso do primeiro dia de integração da terceira idade do município.

“Pensamos em cada detalhe em conjunto com as demais secretarias para que fosse como os grupos estavam aguardando, pois em conversa com eles, tínhamos recebido o pedido do retorno dos nossos eventos de fortalecimento de vínculos. Então, ver esse espaço cheio nos dá muito orgulho, pois as nossas equipes estiveram dedicadas para que tudo ocorresse como os grupos esperavam”, destacou a secretária.

Esta edição do arraiá contou com concursos tradicionais, como a 9ª edição do Bolo da Vovó, que teve como jurados a secretária de Turismo e Evento, Katriane Mila, os designers de bolo, Ana Slompo, Tiago Oliveira e Mari Vargas que avaliaram quesitos como sabor e originalidade. E, quem levou o troféu e premiação de primeiro lugar, foi o grupo São Nicolau. Em segundo lugar, a receita do grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), unidade 1. Já na terceira colocação, o grupo da terceira idade do Distrito do Guará.

“Foi uma emoção, eu estava achando que a gente ia perder, pois são muitos bolos bonitos. Nós, já ganhamos uma vez, mas em terceiro lugar. E quando eles começaram a falar os vencedores eu comecei a tremer. Estamos muito felizes com a conquista e com o retorno do arraiá”, comemorou Odete Padilha, do grupo São Nicolau, vencedor do concurso de 2022.

E, no Concurso de Casal Caipira de 2022, o quesito melhor caracterização foi avaliado, tendo como jurados a consultora de imagem e estilo, Ale Royer, as assessoras das secretarias de Cultura e Esportes e Recreação, Gabriela Oliveira e Márcia Berbert e a jornalista e digital influencer, Kryssia Kosmos. O casal que representou os idosos do distrito do Guará, Marino e Lúcia, foram os primeiros colocados da categoria. Já o Eloino e a Maria, ficaram na segunda posição, representando o grupo de idosos do bairro Primavera.

“Essa é a primeira vez que representamos o grupo no concurso e já ganhamos. Estamos muito felizes, domingo vai fazer 52 anos que nós casamos e esse prêmio veio como um presente”, contou o casal.