Guarapuava terá serviço de vistoria virtual de padrão na rede elétrica

Nova metodologia de inspeção, implantada pela Energisa, desburocratiza o processo e agiliza a vida do cliente

Agora, em Guarapuava, solicitar uma nova ligação de energia elétrica ficou muito mais fácil. Desde 2019, a Energisa Sul-Sudeste passou a oferecer aos clientes da concessionária a ‘Vistoria Virtual de Padrão’, inspeção que desburocratiza o processo e evita transtornos. O projeto que chega já é realizado de forma pioneira na região de Presidente Prudente (SP), onde desde 2019 foram realizadas mais de 500 vistorias nesta modalidade.

No modelo de solicitação convencional, seguindo as normas e regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o cliente faz o pedido de vistoria e, após aprovada, a ligação de energia é realizada.  Em média, esse processo leva de três a cinco dias, e no caso de correções na obra, o tempo pode aumentar.

Pelo modelo virtual, alternativo, a vistoria passa a ser realizada no momento em que é finalizado o padrão, reduzindo o prazo e trazendo benefícios. Em caso de alguma irregularidade, sendo identificada na hora, o processo é ainda mais rápido e eficaz.

Para solicitar a vistoria, a orientação é que o profissional que fez a construção do padrão faça o agendamento online pelo Whatsapp (18) 9919-2827. Assim que o responsável técnico pela obra finalizar a instalação do padrão, a inspeção é realizada online, via chamada de vídeo.

Dessa forma é possível saber se o padrão está dentro das normas da concessionária, evitando reprovações. As vistorias são feitas com o auxílio de smartphones e não havendo irregularidades, o próprio técnico da Energisa acompanhará o pedido até o momento da ligação.

“A vistoria virtual foi implantada com o objetivo de dar maior rapidez ao processo e descomplicar a vida das pessoas. Essa inovação traz ainda: agilidade, facilidade e, principalmente, segurança – nesse período de pandemia – onde os profissionais da empresa seguem à risca os protocolos de saúde, além de continuarmos com nossa nobre missão de fornecer energia elétrica”, disse Tiago Luis Diorio Sanches, gerente do Departamento de Operação da Energisa.

Para incentivar a vistoria virtual, a Energisa, em parceria com construtoras e casas de materiais de construção, realiza campanhas informativas sobre a nova forma de aprovação de padrão. Em 2021, esse trabalho continua com o objetivo de ampliar ainda mais a utilização desse serviço por parte dos profissionais.