Guarapuava se preparara para abertura do “Natal Encantado” e Crea-PR fiscaliza instalações natalinas

Agentes de fiscalização do Conselho também atuam nas demais cidades da Regional, conforme programações municipais

A tão esperada chegada do Papai Noel em Guarapuava já tem dia e horário definidos. Neste ano, a abertura do “Natal Encantado” será já no início do próximo mês, dia 01, às 19h30, na Praça 9 de Dezembro. Quem passa pelo centro da cidade já pode perceber indícios da magia natalina com as decorações que estão na reta final da instalação.

E para que tudo esteja em conformidade com o que prevê as normativas de segurança no que diz respeito às instalações das decorações natalinas, a equipe de agentes fiscais do Crea-PR está em campo, atuando na fiscalização e orientação aos profissionais da empresa contratada pela Prefeitura.

“Estamos fiscalizando e averiguando as instalações das decorações, que em muitos casos, se utilizam de sistemas de energias e estruturas temporárias para enfeitar as cidades nessa época de final de ano. Dessa forma queremos verificar se elas estão sendo assistidas e orientadas por um engenheiro habilitado”, detalha o agente de fiscalização, Brian Ribas Kramer.

Na cidade, pontos como Lagoa das Lágrimas, a rua XV de Novembro e a Praça 9 de dezembro já foram fiscalizados, sem registro de irregularidade até o momento. Em todos os locais já vistoriados, os seis agentes da equipe verificaram se as empresas responsáveis pelas instalações natalinas estão regulares, bem como se eles estão acompanhando e orientando essas instalações para colaborar com a segurança das mesmas.

Esse tipo de ação é super importante, não apenas para colaborar com a integridade e segurança dos funcionários, que atuam nestas instalações, mas também para a população que irá usufruir dessas estruturas para diversão e lazer”, avalia Fábio José de Quadros, sócio/proprietário da FJ Instalações e obras elétricas, responsável pelas instalações natalinas em Guarapuava.

Conforme a secretária de Turismo e Eventos do Município, Katriane Mila, a cidade já está na contagem regressiva para a abertura oficial da programação natalina.

“Em 2023 o Natal Encantado promete novidades em um tema tradicional de amor e muita luz. São diversos pontos decorados e atrações na cidade toda. Trazer turistas e fazer com que o público visite todos os locais é um desafio já que nossa cidade tem uma grande extensão, no entanto, em cada canto, tudo foi pensado com muito carinho”, revela.

Considerando o início da instalação das decorações de final de ano nos demais municípios da Regional, os agentes fiscais devem seguir sua atuação até a primeira quinzena de dezembro.

“Nossa intenção é orientar e averiguar as instalações em todas as cidades da regional de Guarapuava pois entendemos que essas ações de orientação e fiscalização contribuem de maneira significativa para colaborar com a segurança da população.

O objetivo é que todas as instalações sejam ou estejam assistidas sob a responsabilidade de um engenheiro habilitado, que detém o conhecimento técnico para bem gerir e executar tais instalações”, finaliza.

O gerente da regional de Guarapuava do Crea-PR, Thyago Giroldo Nalim, reforça que as fiscalizações feitas pelo Conselho todos os anos são exemplos diretos da atuação do Crea-PR na sociedade.

“Se fiscalizamos e exigimos a presença de um profissional para aplicar as orientações técnicas,  colaboramos com a segurança para evitar acidentes nessas instalações como choques ou desabamentos de estruturas”, completa o gerente.