Guarapuava proporciona passeios para grupos da terceira idade

Último encontro reuniu, aproximadamente, 60 participantes do Grupo São Nicolau, do Bairro Boqueirão

Uma parceria entre as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Turismo e Eventos e Esportes e Recreação tem proporcionado passeios aos grupos da terceira idade do município, com o objetivo de fortalecer os vínculos sociais deste público. No último encontro, o destino foi o Parque São Francisco da Esperança e a ocasião reuniu, aproximadamente, 60 participantes do Grupo de Idosos São Nicolau, do Bairro Boqueirão.

“Já atendemos os grupos semanalmente com atividades e oficineiros. Essa parceria entre as secretarias tem sido um sucesso, pois temos conseguido ampliar as ações de fortalecimento de vínculos, proporcionando novas vivências com esses passeios aos pontos turísticos do nosso município”, destaca a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.

As irmãs Tereza e Santina Maito, de 82 e 80 anos, respectivamente, visitaram o Parque pela primeira vez e ficaram encantadas com a beleza do lugar. Segundo as aposentadas, a oportunidade de conhecer esses locais não tem preço. Elas reforçam ainda, que momentos assim, são oportunidades únicas de passarem juntas e reforçarem os laços afetivos de família.

“Aqui é lindo demais. Se eu não viesse aqui hoje, eu ia morrer sem ver um negócio desses. É muito importante para nós estarmos visitando os lugares. Está sendo ótimo”, contou Tereza.

“Como é bom a gente descobrir novos lugares e vivenciar isso com a minha irmã. Está sendo muito especial. É a primeira vez que estamos vindo e isso aqui é coisa mais linda do mundo”, complementou Santina.

Os participantes fizeram fotos, cantaram, comeram e aproveitaram a natureza. O passeio ainda contou com caminhada em trilhas e rodas de conversa. A programação dos passeios é realizada por meio de agendamento dos grupos.

Para a secretária de Turismo e Eventos do município, Katriane Mila, mostrar as belezas de Guarapuava faz parte de um plano de divulgação do potencial turístico da região. Para ela, fazer com que os moradores locais conheçam as belezas naturais é fundamental para a expansão do setor. “Temos o dever de mostrar o nosso melhor. Guarapuava é linda e tem um potencial turístico maravilhoso. Fazer com que os moradores conheçam esses lugares é o primeiro passo para nossa expansão”, disse.