Guarapuava está entre as cidades mais visitadas, aponta estudo

Pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Paraná revelou preferências de consumo turístico de paranaenses

Pesquisa,  da Secretaria de Turismo do Paraná), visando mapear os hábitos de consumo e percepção da população sobre o turismo apontou Guarapuava como um dos destinos mais visitados no Paraná, considerando o período entre maio de 2022 e abril de 2023.

“Desde o começo de nossa gestão à frente da Secretaria de Turismo e Eventos, vimos a necessidade de divulgar mais as belezas naturais, praças e parques de Guarapuava e, também, por sermos a capital da cevada e do malte. Com isso, começamos a participar de feiras de turismo de renome, alcançando outras cidades, Estados e até Países.

Acredito que isso fez aumentar a procura por Guarapuava, e este fato me deixa muito feliz, pois vejo que o trabalho que desenvolvemos na Secretaria de Turismo está dando resultados”, comentou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

Ela também destacou a campanha “Apaixone-se Guarapuava”, que foi lançada em 2021, e trouxe grande visibilidade para o município, ao destacar o turismo de aventura, de negócios, religioso, gastronômico e cultural.

Guarapuava é uma cidade cheia de belezas naturais e pontos históricos, além de ser receptiva e possuir ampla estrutura de hospedagem, contando com uma das maiores redes hoteleiras do Paraná. A Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deu início neste ano ao programa Hospeda+ Guarapuava.

A iniciativa busca identificar as necessidades das empresas e dos empresários do ramo hoteleiro na cidade, trabalhando em conjunto para melhorar o setor e a experiência dos turistas, assim como visa atrair e divulgar a cidade, além de aprimorar a experiência turística, oferecendo palestras e consultorias.

A Secretaria apoia a criação da Associação de Turismo Rural, que tem como objetivo fomentar o setor. Com isso, as belíssimas propriedades rurais abrem suas portas permitindo o contato direto com a natureza, envolvendo a cultura, meio ambiente, lazer e a gastronomia local com produtos de alta qualidade.

O setor gastronômico também é um grande atrativo pela variedade de pratos. Muitos imigrantes se estabeleceram em Guarapuava durante seus anos de colonização. Assim, é possível provar da culinária germânica, italiana, árabe, japonesa, entre outras.

O município se destaca, há mais de 13 anos, pela maior produtividade por hectare de cevada cervejeira do Brasil. A cidade possui 11 indústrias cervejeiras que empreenderam no setor e conquistaram diversos prêmios, inclusive, internacionais. Entre as cervejarias do município, são mais de 50 receitas locais registradas.