Guarapuava abre rodada de reuniões da Governança Cooperativa do Crea-PR pelo Estado

Encontro contou com a presença do Presidente Ricardo Rocha para homenagens, debates e planejamento para 2024

A Regional de Guarapuava iniciou, nesta terça-feira (21), a rodada de reuniões de Governança Cooperativa do Crea-PR pelo Estado. Esses encontros, que percorrem as oitos Regionais do Conselho duas vezes ao ano, reúnem membros da Comissão Acadêmica Regional do CreaJr, Inspetores, Colegiados Regionais de Instituições de Ensino, Entidades de Classe, entre outras lideranças regionais. O intuito é fortalecer as relações participativas entre o Conselho e seus profissionais.

Sempre presente nas reuniões de Governança cooperativa do Estado, o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, aproveitou a ocasião para valorizar as contribuições e dedicação dos profissionais com atuação do Sistema Crea-PR. Ele se despede da presidência do Conselho em dezembro deste ano.

Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha (Foto: Divulgação)

“Estou saindo muito satisfeito e agradeço a participação dos Colegiados, dos profissionais, dos estudantes que colaboraram para essa nossa gestão que teve muitos avanços, reforçando nosso papel como Conselho Profissional, através da valorização.

De forma coletiva, atuamos atendendo pedidos dos próprios profissionais, que apontaram o que desejavam. Minha passagem como presidente me fez reforçar a importância de um sistema profissional forte, atuante e que defenda nossas profissões”, avaliou Ricardo.

Em Guarapuava, a Governança ocorreu no campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e teve em pauta quatro reuniões distintas:  da Comissão Acadêmica do CreaJr-PR, do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores e Colégio de Instituições de Ensino (CIE-PR), e a Plenária dos Colegiados Regionais.

A participação massiva de profissionais e lideranças rendeu debates, avaliações da atuação anual, planejamento de ações importantes para o próximo ano, como a Agenda Parlamentar 2024, por exemplo, resultados de ações fiscalizatórias, metas nacionais para fiscalização, entre outras informações.

“Essa é uma reunião de fechamento anual com foco também no final de gestão da presidência do Crea-PR. Por isso, pensando na nova gestão, temos nessa governança a oportunidade para os participantes poderem contribuir efetivamente para a elaboração do próximo planejamento estratégico do Crea-PR, através de uma análise de cenário tanto interna do Sistema, quanto externa.

Esse é um momento ímpar para quem está participando por essa possibilidade, além da apresentação de outras ações importantes como o Edital de Chamamento e homenagens regionais”, detalhou o anfitrião do evento, o gerente Regional, Engenheiro Eletricista Thyago Giroldo Nalim.

Conduzindo a reunião do Colégio de Inspetores, a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis), Mariana Maranhão, destacou a participação profissional na Governança como sinalizadora do comprometimento para a atuação do Crea-PR não só neste ano, mas já pensando nas futuras ações do Conselho em 2024.

“Esses encontros conseguem conectar os elos, através do diálogo, e ampliam nossa visão sobre detalhes da atuação. Isso é fundamental para o sucesso das nossas fiscalizações. Trouxemos aqui os resultados de algumas ações de fiscalização desse ano, que demonstram a participação efetiva deles, inclusive com indicação de pontos a serem fiscalizados, e apontamos as áreas que serão alvo de fiscalizações em 2024, seguindo as determinações do CONFEA”, apontou Mariana.

Para encerrar o encontro, a Governança Cooperativa em Guarapuava efetivou a entrega oficial de certificados aos estudantes, professores e profissionais da nossa região premiados por iniciativas do Crea-PR ao longo do ano, tais como Prêmio Crea de Qualidade (PCQ), Destaque Profissional, Crea-PR Melhores TCCs, Crea-PR de Extensão Universitária. Um dos homenageados foi o Engenheiro Ambiental Daniel Macedo Neto, vencedor da categoria Carreira Destaque. Ele não pode participar do evento estadual de premiação em Foz do Iguaçu e recebeu ali, das mãos do presidente do Crea-PR, seu certificado e reconhecimento regional.

“É uma experiência muito importante saber que profissionais da sua área reconhecem sua atuação. No meu caso, fui indicado pela Associação Centro-Sul Paranaense de Engenheiros Ambientais e fiquei muito feliz com esse reconhecimento, que traz responsabilidade em manter o nível e comprometimento de atuação profissional”, ponderou Daniel.

Finalizada a Governança cooperativa em Guarapuava, a comitiva de líderes estaduais do Crea-PR segue para as próximas reuniões regionais em Pato Branco (22), Cascavel (23), Londrina (4), Maringá (5), Apucarana (6), Curitiba (13) e Ponta Grossa (14).