Grupos da terceira idade terão ações retomadas na cidade

Em Guarapuava, existem cerca 600 participantes em grupos particulares de bairros, que se reúnem semanalmente

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) promoveu uma reunião com representantes dos grupos de terceira idade do município para apresentar o planejamento de retorno das atividades.

Em Guarapuava, existem cerca 600 participantes em grupos particulares de bairros, que se reúnem semanalmente para encontros e atividades de lazer.

As ações com esses grupos estavam paralisadas, devido a uma recomendação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PR), que orientava a não promoção, incitação ou estímulo de ações em virtude da pandemia de Covid-19.

“Hoje foi um dia de muita alegria, afinal, anunciamos aos grupos de idosos do nosso Município o resultado do trabalho árduo que fizemos internamente durante esse período de restrição legal que tivemos devido a pandemia. Foram diversas conquistas e além disso hoje celebramos também a retomada das atividades, festas, passeios, viagens e festivais que tanto sonhamos e aguardamos”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond.

Durante o encontro, foram apresentadas as novidades planejadas para os grupos, como a disponibilização de 02 professores especializados em gerontologia, que estuda o envelhecimento. O município contará com um ônibus exclusivo para idosos na promoção de encontros e demais atividades. Foi anunciado também que nos próximos meses a secretaria receberá materiais de informática de uso exclusivo da terceira idade.

Para a Leoni Camargo, representante do grupo da terceira idade do bairro Tancredo Neves, a reunião serviu para debater e trazer as demandas dos idosos, além de mostrar a importância deles.

“Essa reunião de hoje me deixou bem mais animada do que já estava, por tudo que foi explanado, pelas coisas que vão oferecer para nós, pois devido a pandemia estávamos em casa. Vamos retomar com tudo. Agora é só alegria, nós vamos sair daqui contentes e vamos transmitir aos nossos grupos essas belas novidades”, comentou.

Outro assunto tratado na ocasião foi o retorno das viagens e ações de convivência comunitária, como os festivais, festas, trilhas guiadas e passeios turísticos em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos.

“Ficamos felizes de estar voltando à normalidade, uma normalidade que não é tão normal, porque infelizmente perdemos alguns idosos nesse período de pandemia. Mas é com imensa alegria e satisfação que a Secretaria de Assistência Social e demais secretarias reativam e com roupagem nova a parceria para as atividades com os grupos de idosos particulares do município”, enfatizou a Diretora Técnica do SUAS, Elenita Lodi.

Participaram representantes dos grupos de idosos, a vice-presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), Lioba Heerdt e Mariana Pizzato, representando a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila