Gestantes e lactantes agora contam com teleatendimento em Guarapuava

O Call Center propicia o atendimento de pessoas mais distantes, com dificuldades de acessibilidade à UBS

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do Call Center, estendeu o atendimento para gestantes e lactantes do município. A partir de agora, essas mulheres terão acesso ao serviço por demanda espontânea, por meio do primeiro contato via WhatsApp ou indicada pela própria UBS de referência.

Desta forma, o profissional entrará em contato com a gestante ou lactante via WhatsApp, identificando qual a necessidade referente ao aleitamento materno, o manejo adequado e seguindo o protocolo referente à condição avaliada. Após, será agendada para uma teleconsulta com o profissional da enfermagem (atendimento virtual de saúde), pelo aplicativo Fala Saúde.

Na teleconsulta com a enfermeira, serão realizadas as orientações sobre o manejo. Se sanadas as dúvidas e dificuldades, mantém-se o monitoramento pelos dias seguintes, com a possibilidade de um novo atendimento. Se for percebida a necessidade de manejo presencial tanto para a criança quanto para a mãe, serão agendados horários específicos para a avaliação.

“Essa ação é importante porque visa a ampliação do acesso ao cuidado, oferecendo atendimento remoto com a mesma qualidade que o presencial. Isto comprova que o recurso é eficiente na área da promoção e apoio ao aleitamento materno”, destacou a enfermeira coordenadora do Call Center do município, Laís Bastos Depaoli Ribeiro.

O horário de atendimento pelo Call Center é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número (42) 99145-0841.