Gestantes contam com programa de conscientização “Mãe Guarapuavana”

O intuito é conscientizar gestantes, cônjuges ou tutores, em fase pré-natal, com cursos e cartilhas informativas sobre aspectos da gestação

A gestação é um período muito importante para as mulheres. Além de todos os impactos no corpo, elas também passam por transformações emocionais. Nesse período tão deliciado e significativo, contar com o apoio de pessoas próximas é fundamental.

Por isso, em Guarapuava, desde junho de 2023, existe o Programa “Mãe Guarapuavana”. O intuito é conscientizar gestantes, cônjuges ou tutores em fase pré-natal. Desse modo, são ofertados cursos e cartilhas informativas sobre aspectos da gestação para quem está vivendo esse momento único.

Os cursos compreendem primeiros socorros, aprendizado da Manobra Heimlich e guia alimentar com orientações para gestantes. O curso prático voltado aos primeiros socorros de recém-nascidos tem como objetivo ensinar gestantes e cônjuges, assim como tutores, a reverter situações como engasgamento, asfixia de bebês com refluxo, presença de corpos estranhos em vias respiratórias; bebês convulsionando e afogamento.

Já os materiais impressos de orientação incluem informações sobre direitos trabalhistas e direitos sociais das gestantes; informações sobre a Lei Federal 11.108/90, que traz a obrigatoriedade de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), de rede própria ou conveniada, permitir um acompanhante durante todo o processo de trabalho de parto, parto e pós-parto; informações sobre a Lei Estadual 19.701/2018, que dispõe sobre violência obstétrica e direitos de gestantes e de parturientes (quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir); orientação sobre exames, procedimentos de acompanhamento da gestação e saúde emocional durante a gestação.

Mais segurança e informação para as futuras mães

O “Mãe Guarapuavana” prioriza a redução de acidentes com os recém-nascidos, mas principalmente promove a integridade e a saúde feminina. Isso porque ,a lei ensina como evitar acidentes domésticos com recém-nascidos, já que gestantes, cônjuges ou tutores estarão capacitados a realizar as ações necessárias, até serem auxiliados por um profissional da saúde, além de aprenderem sobre  os direitos  disponíveis às gestantes.

Conhecer e se informar sobre a violência obstétrica também é relevante para a promoção da segurança das mulheres. E ela pode acontecer em momentos da gravidez, parto e pós-parto.  Identificar agressões físicas, sexuais e psicológicas ajuda a prevenir essas práticas, fornecendo elementos para que as gestantes e novas mães saibam como agir diante de tais situações.

Assim, o “Mãe Guarapuavana” é mais uma política pública  fiscalizada pela Procuradoria da Mulher que, entre outras frentes, atua também na busca pela equidade e o fim da violência de gênero no Município.

Procuradoria da Mulher

A política Mãe Guarapuavana é fiscalizada e incentivada pela  Procuradoria da Mulher, que tem como missão combater preconceitos, atitudes e padrões que perpetuam a violência e a desigualdade de gênero na sociedade e nos órgãos públicos.