Formatura do Proerd reúne mais de 500 estudantes

O programa é uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava e a Polícia Militar do Paraná

Nessa terça-feira (12), entre os períodos da manhã e tarde, mais de 500 estudantes participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Espaço Fiori. A iniciativa é promovida pela Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, em parceria com a Secretária Municipal de Educação (SME) de Guarapuava. 

A solenidade contou com a presença de autoridades, entidades civis e militares, pais e Proerdianos de escolas públicas e privadas de Guarapuava.

“Estas turmas se formaram e aprenderam exatamente como agir de agora para frente. No ano que vem, essas crianças vão mudar de escola e precisam estar preparadas para tomar as decisões corretas. Neste projeto, os policiais militares e professores ensinam o que há de melhor contra a violência, contra as drogas, contra o bullying nas escolas.

De agora para frente, eles estão entregando essas turmas para os pais de volta, e são eles que precisam levar isso adiante para a continuidade desse brilhante trabalho que combate tantos males”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O Secretário de educação, Pablo de Almeida, também sublinhou a importância da família no processo de prevenção.

“O Proerd é uma engrenagem que, para que possa verdadeiramente dar certo, ele precisa de três grandes personagens. A Polícia Militar, que hoje termina o papel nesse processo, a escola, que continua trabalhando todas essas questões, e, principalmente, a família.

Que assume a responsabilidade de entregar amor, carinho, comprometimento e gerar nessas crianças a segurança e lembrar que é em casa, no seio da família, que eles vão encontrar o que verdadeiramente precisam, e não nas ruas. Então, toda essa engrenagem precisa estar ajustada para que a gente possa construir nossos futuros cidadões”, salientou.

As atividades do Proerd começaram em 1983, quando o programa de parceria entre Los Angeles, nos Estados Unidos, e o distrito escolar daquela cidade recebia o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education), que em português significa Educação sobre Resistência ao Abuso de Drogas.

O esforço cooperativo foi guiado por estatísticas que mostraram a alta eficiência do programa de prevenção, baseado na tomada de decisão, estabelecimento de valores, redução de problemas e estilos de vida positivos.

O Brasil utiliza o currículo “Caindo na real”, nos quintos anos do ensino fundamental, com o objetivo de auxiliar a escola, a família e as crianças a desenvolverem habilidades para lidar com desafios do dia a dia.

“O Proerd passa para as crianças ferramentas para que elas possam fazer boas escolhas. Desta forma, todos do grupo se tornam bons cidadãos, que não vão dar problema na sociedade e que vão saber fazer boas escolhas. Não é apenas sobre dizer não às drogas, mas sobre dizer sim à vida. Fazendo escolhas adequadas, com saúde, alimentação, divertimento, amizades e valores familiares, tudo ganha novo sentido.

É uma série de situações que o programa aborda em cada lição. Toda vez que a criança estiver diante de um problema, de uma situação, de uma oportunidade, ela tem condições de saber qual é a melhor opção. Nós falamos sobre as consequências da bebida alcoólica e do cigarro, pressão dos colegas, porque sabemos que muito dessa juventude acaba indo para mundo das drogas por pressão.

Falamos sobre como lidar com a tensão e a importância da comunicação, sobre o bullying. A criança, às vezes fica sozinha, se sente sozinha, então a gente apresenta para ela essa rede de ajuda, que ela pode buscar com seus familiares, amigos, enfim, com quem eles estão mais próximos”, ressaltou o Cabo Celso Luiz Calisário, da Polícia Militar.

Aluna Destaque – Durante as aulas, múltiplas atividades de conscientização foram desenvolvidas. Na solenidade, os alunos que se destacaram na elaboração de uma redação, foram premiados pela equipe do Batalhão. Sarah Isabelle Bianco, da escola municipal Padre Estanislau Cebula, desenvolveu o melhor texto da sua turma, o 5° ano B. Em sua atividade, ela contou sobre as ações e atividades do Proerd feitas em sala, e afirmou que o programa vai fazer parte da sua jornada.

Os alunos dançaram, cantaram, realizaram o juramento e os Proerdianos destaques receberam medalhas e certificados, representando suas turmas. Além disso, a formatura era solidária. Os alimentos arrecadados como doação dos participantes devem ser destinados a instituições de caridade de Guarapuava.