Fecomércio do Paraná incentiva empresas a contratar venezuelanos

Interiorização desses refugiados vem sendo feita pela Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro e Ministério da Defesa

O Brasil recebe, em média, 500 venezuelanos por dia. A interiorização desses refugiados vem sendo feita pela Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro e Ministério da Defesa, com a cooperação de outros órgãos federais, estaduais e municipais do Brasil, agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades não governamentais.

Desde abril de 2018, mais de 25 mil pessoas que fugiram do regime político local começaram uma nova vida em solo brasileiro, assistidas pela operação. As cidades que mais receberam venezuelanos foram Manaus (3.993), São Paulo (1.958), Dourados (1.448), Curitiba (1.096) e Porto Alegre (922).

Mas ainda há mais de 30 mil migrantes à espera de uma oportunidade para recomeçar. E as empresas brasileiras podem auxiliar nessa força-tarefa humanitária.

Entre as ações para a interiorização, existe a modalidade Vaga de Emprego Sinalizada, que visa à inserção socioeconômica dos venezuelanos, por meio de uma espécie de Central de Vagas. Nesse sistema, são cadastradas todas as qualificações profissionais e histórico laboral dos migrantes, com foco na busca de vagas de emprego em todas as regiões do Brasil.

Na semana passada, representantes da Operação Acolhida estiveram na Fecomércio PR para apresentar esse trabalho e solicitar o apoio da instituição junto às empresas do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná.

A Fecomércio PR, representante de mais de 500 mil empresas do setor terciário, apoia essa iniciativa e acredita que o empresariado do estado pode fazer a diferença nessa causa humanitária.

As empresas interessadas em contratar imigrantes venezuelanos ou mesmo conhecer melhor o programa Vaga de Emprego Sinalizada, podem entrar em contato com a Célula de Interiorização da Operação Acolhida por meio do e-mail: [email protected] ou [email protected], já especificando quais as vagas de emprego pretende disponibilizar, a necessidade da empresa e o perfil (habilitações) do trabalhador pretendido.