Estudantes prestam homenagem aos garis de Guarapuava

Nessa segunda-feira (16), foi comemorado o Dia do Gari, profissionais responsáveis por manter a cidade limpa e organizada

Nessa segunda-feira (16), foi comemorado o Dia do Gari, profissionais responsáveis por manter a cidade limpa e organizada. E, em alusão a essa data especial, estudantes de Guarapuava promoveram ações de celebração e homenagens à classe.

A Escola Municipal Conrado Gonçalves de Oliveira, no bairro Conradinho, prestou homenagem aos “Amiguinhos Coletores”. Na ocasião, as crianças realizaram apresentações musicais e a exposição de cartazes com mensagens de apoio e carinho. A instituição tem o Projeto “Garis Semeando o Bem-Estar”, com pautas que conscientizam as crianças e suas famílias sobre a importância do reconhecimento e da valorização dos profissionais para a cidade.

“No dia de hoje, parabenizamos esses grandes profissionais que merecem todo nosso respeito por toda dedicação com nossa cidade, especialmente aos que coletam os resíduos produzidos em nossa escola. Nossa gratidão ao trabalho e dedicação que fazem cada dia melhor a cidade e o meio ambiente de todos”, enfatizou a diretora da Escola Municipal Conrado, Rosangela Ritta Dalle Laste.

Para Gabriele Pereira, estudante daquela instituição, a manhã de segunda-feira foi de gratidão. “Sem os serviços prestados pelos garis nossa cidade não ficaria limpinha como ela é, e hoje como forma de agradecimento por tanto cuidado, fizemos essa homenagem para eles, com músicas e cartazes que ilustram os nossos agradecimentos”, destaca a aluna.

Na Escola Municipal São Pedro, localizada no bairro Xarquinho, os estudantes pintaram desenhos e escreveram diversas cartinhas para o setor de varrição e coletores.

“Através do projeto de datas comemorativas, a nossa escola realiza homenagens aos garis valorizando o trabalho que desempenham para uma cidade limpa, sendo assim, (é) uma das mais limpas do Paraná. Esses profissionais merecem todo respeito e carinho de toda população guarapuavana e também pela dedicação e desempenho do trabalho realizado”, destacou a pedagoga da Escola São Pedro, Carla Fernandes.

Ao todo, em Guarapuava existem 50 garis trabalhando para o município, são eles que saem todos os dias às ruas para realizar o trabalho de manutenção da limpeza. É o caso da Rosangela Aparecida de Matos, Chefe do setor de varrição. A profissional enfatizou a importância da data.

“Esse dia para nós é de suma importância, porque por várias vezes nos sentimos invisíveis em razão do preconceito que muitos têm em relação a nós, simplesmente porque lidamos com o lixo. Esse dia ajuda com que as pessoas tenham uma visão ampla e consciente da nossa classe”, finalizou a gari.

“Os garis são trabalhadores essenciais para cada um de nós, pois são eles os responsáveis por deixar nossa cidade sempre limpa e bonita. Muitas vezes o trabalho desses profissionais passa despercebido para a população, e para que isso não ocorra, temos que dar cada vez mais apoio, reconhecer cada trabalhador. Eu parabenizo a todos os garis da cidade e Guarapuava, vocês são importantes e especiais”, finaliza o presidente da SURG, Halmuth Brandtner