Estudantes de Jornalismo são destaques na premiação do Intercom Nacional 2023

Um dos trabalhos vencedores foi o “20 anos Decs”, na categoria Jornalismo/Projeto de Assessoria de Imprensa

Os estudantes de Jornalismo da Unicentro conquistaram cinco dos dez prêmios que estavam concorrendo no Intercom Nacional 2023, realizado de 5 a 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Belo Horizonte.

Mylena Camargo subiu duas vezes ao palco para representar a turma. (Foto: acervo pessoal).

Um dos trabalhos vencedores foi o “20 anos Decs”, na categoria Jornalismo/Projeto de Assessoria de Imprensa, que teve como orientadora a professora Renata Caleffi. “Esse projeto é resultado de toda a programação e construção da atividade que a gente desenvolveu ano passado, nos meses de novembro e dezembro, em comemoração aos 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentro. Com esse projeto os alunos do então terceiro ano de Jornalismo puderam colocar na prática tudo o que eles aprenderam sobre organização de evento”, explica a professora.

Renata ainda destaca que é muito importante que os alunos participem de congressos como a Intercom, pois ter os trabalhos premiados é uma forma de reconhecimento e pode abrir portas na carreira profissional.

“Ser uma das vencedoras realmente abre portas no mercado de trabalho, porque o aluno sai da universidade com um portfólio reconhecido nacionalmente. Então, no caso deste trabalho, os alunos saem com o conhecimento de que o trabalho que eles participaram é o melhor trabalho de assessoria de imprensa do Brasil.”, destacou Renata.

Uma das alunas que foi representar a Unicentro, em Belo Horizonte, foi a Mylena Camargo, aluna no 4° ano de jornalismo. Além de representar a universidade, ela subiu no palco duas vezes para receber os dois prêmios de sua turma: o projeto de assessoria “20 anos Decs” e o trabalho “Telejornal Alto Alcance”, na categoria de Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo.

Para Mylena, a sensação de saber que os trabalhos realizados por ela e pelos colegas ganharam prêmios em um congresso de nível nacional é muito gratificante pois demonstra que todo o trabalho foi recompensado.

“Quando subi no palco para pegar os prêmios, eu senti uma das melhores sensações da minha vida acadêmica. Na hora, eu só conseguia pensar ‘minha sala fez o melhor projeto de assessoria de imprensa e o melhor telejornal do Brasil’. As expectativas para o Intercom do ano que vem já estão altas. Estamos muito ansiosos para expor novos trabalhos e melhorar cada vez mais”, explicou Mylena.

Para a chefe do Departamento de Comunicação Social (Decs), Layse Nascimento, a premiação conquistada pelos acadêmicos no Intercom Nacional são uma prova de que a Unicentro é uma universidade de qualidade e mostra a importância de ter um corpo docente qualificado.

“A gente fica muito feliz. Bastante satisfeito por conta de todas essas respostas positivas. Os prêmios que ganhamos indicam para todo o país que nós existimos, onde nós estamos e que temos qualidade. Esses prêmios também servem de incentivo para os novos estudantes que estão chegando na universidade e nos provoca a sermos cada vez melhores.”, ressaltou a docente.

A Unicentro foi a universidade mais premiada do Expocom Nacional 2023, ao lado da Universidade Federal Fluminense (UFF), ambas conquistaram cinco prêmios. Todos os trabalhos premiados da Unicentro foram:

Cinema e Audiovisual/Roteiro de filme de ficção – “Daydreamin” – Estudante líder: Bruna Guzzo – Orientador: Eduardo Yamamoto

Jornalismo/Projeto de assessoria de imprensa – 20 anos Decs – Estudante líder: Isabelle Marinho – Orientadora: Renata Caleffi

Jornalismo/Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo – Telejornal Alto Alcance – Estudante líder: Ketllyn Santos – Orientadora: Ariane Pereira

Jornalismo/Produção em Fotojornalismo – Para além da aldeia – Estudante Líder: Helena de Júlio Dutra – Orientador: Francismar Formentão

Produção Transdisciplinar/Projetos de Extensão – “Florescer: a universidade na escola, atuando na prevenção da violência contra a mulher” – Estudante líder: Gabriela Ukracheski – Orientadora: Ariane Pereira