Escola Municipal Abílio Fabriciano entra no clima de Natal

A unidade de ensino realizou uma oficina de confecção de panetones, alimentos de origem italiana e tradicional para celebrar a data

Faltando quatro semanas para a celebração do Natal, escolas da rede municipal de Ensino de Guarapuava, entram em clima festivo. É o caso, por exemplo, da Escola Municipal Abílio Fabriciano, que em comemoração à data, a unidade de ensino realizou, na quarta-feira (24), uma oficina de confecção de panetones, alimentos de origem italiana e tradicional para celebrar o Natal.

É um momento de integração entre o educador e o educando, em uma data tão especial que é o natal. Queremos dar esperança aos nossos alunos que retornaram a pouco tempo de um período difícil. Toda essa decoração e a magia do natal emana energias boas e acolhe a todos que circulam em nossas escolas” , destacou o secretário de Educação, Pablo Almeida.

Com a mão na massa, a pequena Laura Manoela, de 10 anos, fica atenta a cada detalhe da receita.

“Esse cheirinho do panetone me faz lembrar o natal e principalmente a época em que o papai noel apareces, vou tentar fazer essa receita para a minha família”, contou a estudante. O chefe de cozinha, Luiz Antonio Silva, explica que o panetone é um pão doce, recheado de frutas secas (que podem ser substituídas por gotas de chocolates). A consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural e todos os componentes simbolizam o natal.

“A oficina foi uma forma de dizer um feliz natal para essas crianças, depois desse momento difícil em que vivemos. Trazendo toda essência e a magia que esta data tão importante nos traz”.

De acordo com a diretora da instituição, Elisangela Storer, a oficina faz parte do projeto Estrelas de Natal, que realiza uma série de ações, como a decoração natalina de todos os ambientes da escola, árvore de natal com fotos dos educandos, cinema com filmes voltados à temática, entre outras.

“Nós queremos despertar nos alunos o sentido do natal, através de atividades divertidas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo e descontraído. E, fazendo com que os alunos, professores, pais e os funcionários sejam como a estrela de natal, estejam no topo de suas vidas, dos propósitos e dos seus projetos”, finalizou.

A programação segue até o dia 17 de dezembro e encerra com uma cantata natalina, apresentada pelos alunos da escola.