Em Guarapuava, empresas de consórcio recebem fiscalização do Procon

Objetivo foi verificar as documentações e orientar os empresários sobre as práticas abusivas ao consumidor

O Procon de Guarapuava, realizou nos dias 27 e 28 de outubro, ações de vistorias em empresas que comercializam planos de consórcio no município. Ao todo, foram visitados 11 estabelecimentos. 

Conforme a diretora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, em três empresas visitadas pela equipe foram constatadas irregularidades.

“Durante a fiscalização, três das empresas não estavam com os documentos de regularidade e nem autorização para o funcionamento. Então, foi aberto um prazo para que eles apresentem esses documentos. Esta foi uma medida fiscalizatória com intuito de coibir as empresas que não estão regulares. A gente quer tentar diminuir ou evitar golpes, porque muitas vezes o consumidor acaba comprando, adquirindo consórcio, vai pagando as cotas e depois simplesmente a empresa fecha as portas. Com isso, o consumidor acaba levando um prejuízo financeiro”, declarou a Luana.

O objetivo foi verificar as documentações tais como, o alvará de funcionamento, o certificado de regularidade junto ao Banco Central e a disponibilidade do Código de Defesa ao Consumidor no estabelecimento. A ação ainda orientou os empresários sobre as práticas abusivas ao consumidor, como a oferta de consórcio com garantia de contemplação, mediante o pagamento prévio.

“Por isso, orientamos que antes do consumidor realizar a contratação de um consórcio, ele verifique se essa empresa está apta a funcionar, se tem autorização junto ao Banco Central e se é uma empresa idônea. Após isso, conseguimos diminuir a chance de o consumidor ter problemas posteriores, como um prejuízo em caso do fechamento de uma dessas empresas”, destacou a diretora.