Distrito da Palmeirinha tem edição da Feira Solidária’

Na última sexta-feira, moradores puderam trocar material reciclável por alimento

Na última sexta-feira (09), os moradores do Distrito da Palmeirinha puderam trocar material reciclável por alimento, na retomada da Feira Solidária, iniciativa que está em seu oitavo ano.

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, fez questão de frisar que não se trata de um projeto, assistencialista, porque cada família tem que trazer a moeda de troca, que é o material reciclável.

“O pessoal faz a coleta, no fundo do quintal, tiram do bueiro, do rio, fazendo a limpeza da sua comunidade e trazendo aqui para nós darmos o destino correto desse material, que vai para a Cooperativa dos Operadores Ecológicos. Para então, eles realizarem a separação e a comercialização”, destacou Itacir.

As famílias podem trocar cinco quilos de material por um quilo de alimento, como a Dona Tereza de Oliveira, de 56 anos, que não perde nenhuma edição da feira. “Sempre que tem, a gente vem trocar, já vai deixando organizado, arrumadinho. Daí o dia que eles vêm trocar, a gente traz. Pois não custa, vem quase na casa da gente, né?”, contou.

O senhor Júlio Brás também saiu satisfeito, com a sacola cheia de legumes, verduras, farinha e feijão. “A feira está muito boa, ajuda quem não tem alimento, pois tem uns que tem e outros que não tem”, afirmou.

Além de beneficiar as famílias que recebem os alimentos e os operadores ecológicos, esse projeto também ajuda os agricultores familiares que fornecem os produtos para troca.

São, aproximadamente 14 variedades de produtos frescos e de panificação. Entre eles, feijão, pão, cenouras, cebolas, abóbora, mandioca, couve-flor, alface, repolho e diversos outros alimentos que vão para a mesa de dezenas de famílias.

Feira Solidária – A Feira solidária é uma parceria das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social.

A distribuição acontece em 13 bairros da cidade e três distritos, duas vezes por semana. A Feira deve retornar à Palmeirinha daqui, aproximadamente, quarenta dias.

“A população pode ir preparando e guardando o material, que quando chega o dia da feira, nós passamos com um carro de som avisando e as famílias podem fazer a troca do seu material e levar o alimento para sua casa”, finalizou o secretário Itacir.

Cuidados – A equipe da secretaria de Trânsito estava fazendo orientações para não haver aglomerações e fiscalizando, também, o uso de máscara e de álcool em gel.