Dez empresas de Guarapuava recebem selo de referência no comércio

Cerimônia de gala coroou o trabalho de varejistas da região

Dez empresas da cidade foram agraciadas com o prestigioso Selo de Referência do Comércio durante cerimônia realizada no SEBRAE Guarapuava. O evento que é promovido pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contou com a presença de autoridades, empresários, políticos, imprensa e outros membros da comunidade local, que se reuniram para reconhecer e celebrar as empresas que se destacaram no cenário comercial da região no período 2022-23.

O Selo de Referência do Comércio é concedido às empresas que atingem os critérios estabelecidos nos diversos programas do SEBRAE/PR e Fecomércio PR. Para conquistar esse reconhecimento, as empresas passaram por uma avaliação criteriosa, que considerou aspectos como estrutura, atendimento, gestão, liderança, compromisso, aprendizado organizacional, inovação, adaptabilidade, desenvolvimento sustentável, orientação por processos, geração de valor, compromisso com as partes interessadas e pensamento sistêmico.

O prefeito Celso Góes, presente no evento, destacou a importância do SEBRAE e das parcerias público-privadas para o desenvolvimento econômico de Guarapuava. Ele ressaltou o apoio oferecido pelo município às pequenas empresas, microempresas e empreendedores individuais, por meio de cursos e capacitações. O prefeito parabenizou todas as empresas premiadas e reforçou o compromisso da prefeitura em valorizar e apoiar os empreendedores locais.

“Em nome da cidade, que já é considerada a mais inovadora e tecnológica do interior do Paraná, quero parabenizar cada um de vocês. Vocês são os responsáveis por fazer nossa cidade se destacar. Sei que o dia a dia do empreendedor não é fácil, mas saibam que seu trabalho árduo está sendo reconhecido. Aproveitem essa premiação e continuem com sua jornada empreendedora, buscando sempre o melhor para Guarapuava”, ressaltou Góes.

Foram dez títulos concedidos dentre os vinte candidatos. Confira a lista das empresas premiadas: AngelSom, Bebê Babão, Kidstok, L’auttore, La Mafia, Markaz, Irmandade, Perfumari, Reptec e Zzoper.

Presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, enfatizou o destaque que a cidade tem alcançado no varejo e no comércio em geral, e como a parceria com a Fecomércio e o SEBRAE tem contribuído para fortalecer o setor.

Janaína ressaltou a importância do Selo de Referência do Comércio como uma certificação de qualidade dos serviços prestados pelas empresas locais e mencionou o sucesso da edição atual, além de falar dos próximos passos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Há muito trabalho a ser feito. Temos muitos projetos para este ano de 2023, estamos em um ritmo acelerado. Nos primeiros meses, focamos em reorganizar algumas coisas e imprimir nossa marca nos projetos que virão, além de encerrar ciclos. Acompanhamos o trabalho brilhante do secretário Sávio (Denardi), que esteve à frente da pasta, e daremos continuidade a muitas das coisas que ele iniciou.

Queremos manter o Selo como uma dessas atividades bem-sucedidas e trazer coisas novas, pensando no futuro de Guarapuava. Nosso objetivo é desenvolver a economia, criar empregos e proporcionar às pessoas, cada vez mais independência financeira e crescimento em conjunto com o município, por meio de seu trabalho e do relacionamento social, inclusive entre as famílias e a sociedade em geral”, falou a secretária.

Para Sávio Denardi, secretário de Inovação do município, é importante que as Secretarias trabalhem em conjunto. “Estamos lado a lado pelo desenvolvimento da nossa cidade”, sublinhou.

O vereador Silvionei de Quadros (Nego Silvio), representante do comércio e dos empresários na câmara, enfatizou o papel deste segmento na economia: “Tenho certeza de que isso traz alegria para nós, guarapuavanos, pois, como representante do comércio e dos empresários na câmara, entendo que eles são os principais impulsionadores do desenvolvimento do nosso País”.

Ainda durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada por Lucas Hahn, coordenador estadual de comércio e serviços do Sebrae-PR, que abordou as tendências do varejo. A troca de conhecimentos e experiências foi enriquecedora para os presentes, proporcionando insights e inspirações para aprimorar ainda mais suas práticas comerciais.

Os comerciantes da cidade tiveram uma noite especial, não apenas por serem reconhecidos pelo seu trabalho, mas também por sentir que estão todos trabalhando juntos para a construção de uma Guarapuava melhor para esta e para as futuras gerações.