Covid-19: Saúde faz avaliação sobre a pandemia em Guarapuava

A ocupação de leitos, exclusivos para a doença, não chega a 5%, tanto de UTI’s quando de enfermarias, de acordo com relatório da Sesa

Durante live transmitida nas redes sociais da Prefeitura, nessa terça+feira (04), o secretário de Saúde, Jonilson Pires, apresentou a situação atual da pandemia. De acordo com as projeções da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a tendência é a manutenção de um número de novos casos nos próximos dias, em virtude do reflexo epidemiológico de sete a dez dias (última semana), semelhante ao que acontece em todo o país.

“Temos um novo cenário e características do vírus no mundo e também em Guarapuava que é o perfil de ter uma capacidade de transmissibilidade maior e com infecção mais leve. Outro fator importante que vem sendo observado é a combinação de duas doenças, uma circulação intensa do vírus influenza e a recirculação da covid-19”, explicou Jonilson.

Segundo o secretário, o número de pessoas com vírus ativo, até essa terça, chegou a 554 casos. Porém, explicou ele, apesar do aumento do contágio nas últimas semanas, a alta nos casos não está ocasionando o colapso do sistema de saúde semelhante ao que ocorreu na pior fase da pandemia em maio de 2021.

O município não apresenta óbitos desde 20 de novembro, ou seja, há mais de 40 dias, além disso, a ocupação de leitos exclusivos para a doença em Guarapuava não chega a 5%, tanto de UTI’s quando de enfermarias, de acordo com relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada, Chayane Andrade, que também participou da transmissão, explicou que a diminuição do número de óbitos e casos graves é um reflexo da imunização. Apesar do número de contaminados ser grande, a gravidade dos casos tem sido menor graças à vacina.

“A gente percebeu um aumento expressivo na procura da população em relação à vacinação. Então a gente quer relembrar os dados de vacinação da população e que realmente as pessoas procurem as unidades, não somente nesse momento que está verificando o aumento de casos, mas sim para gente concluir de fato a vacinação”, enfatizou.

Jonilson Pires também destacou a importância das medidas preventivas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social para evitar a propagação do vírus, além da vacinação com todas as doses recomendadas para evitar o agravamento dos sintomas, caso a pessoa seja contaminada.

De acordo com o secretário ainda não é possível afirmar que haverá mudança de bandeiramento. “Devemos subir na pontuação da bandeira amarela, mas apenas se houver mais mortes ou sobrecarga do sistema hospitalar exclusivo para Covid-19 nos próximos dias, poderá se falar em mudança nas restrições”, disse.

Atendimento – O secretário de saúde pontuou sobre o aumento da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos últimos dias, enfatizando que apenas pacientes em situações de emergência devem buscar esse serviço.

“É importante que a população em geral não busque de imediato as unidades porque quanto mais procurarmos a Unidade de Urgência sem uma necessidade específica estamos facilitando a propagação do vírus. Temos que priorizar casos com complicações e de pessoas de grupo de risco. É imprescindível essa conduta individual de cada um para que as medidas de barreira individuais sejam extremamente eficazes”, acrescentou.

O atendimento nas unidades funciona de acordo com a gravidade do risco e não por ordem de chegada, o que leva a um maior tempo de espera.

Quando procurar a UPA?

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população primeiro deve entrar em contato com o Call Center para ter o atendimento primário e, somente depois, seguindo as recomendações dos profissionais, se necessário, procurar uma das Unidades de Urgência e Emergência.

Atendimento do Call Center

De acordo com o secretário, uma das medidas de enfrentamento a essa recirculação do vírus, é a ampliação da equipe do Call Center para conseguir atender o aumento na demanda pelo serviço disponível pelo número 0800 642 0019.

“Temos o atendimento do Call Center, que nesse momento passará por uma ampliação no número de pessoal e vamos tentar dar enfrentamento a essa demanda necessária de orientações, a questão de orientações médicas e de afastamento, além de toda a logística que os profissionais podem direcionar a população”, anunciou durante a live.

A ligação é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 22h, e sábado e domingo das 8:00 às 20h. A pessoa que ligar será atendida por profissionais de saúde de diversas áreas, onde deve ser relatado o sintoma que está sentindo.

Vacinação – Durante a live, a coordenadora da campanha também apresentou o planejamento da nova estratégia para a vacinação no município. A partir da próxima segunda-feira (10), todas as Unidades de Saúde estarão nos dias da semana com a aplicação da vacina anticovid.

“A vacinação entrou na rotina das unidades, entrou na rotina da população e que vai estar presente no dia a dia para aplicação assim com as demais vacinas disponíveis nas salas de vacinação”, disse Chayane.

Além da vacina contra Covid-19, também estão disponíveis nas UBS’s as doses contra a influenza, que previnem a gripe.