Covid-19: Call Center completa dois.anos de atendimento

Somente no último ano, foram mais de 12 mil pessoas atendidas. A equipe também monitorou mais de 29 mil pessoas nos últimos meses

Criado em 20 de março de 2020, no início da pandemia, o Call Center é a principal referência em Guarapuava para o controle da Covid-19. Nesse fim de semana, o setor subordinado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), completa dois anos de instalação ajudando no combate ao coronavírus na cidade de forma ininterrupta, nesse período. 

Nesse tempo, o atendimento passou por um processo de reestruturação e adequação com a elevação dos casos do município visando a superação das dificuldades, especialmente no início de 2022. Somente no último ano, foram mais de 12 mil pessoas atendidas. A equipe também monitorou mais de 29 mil pessoas nos últimos meses. Uma experiência que tornou o trabalho mais rápido e eficiente.

“Conforme fomos aprimorando o teleatendimento, no decorrer desses dois anos, nós já sabemos quais medidas tomar com os pacientes, analisar sinais clínicos, não precisamos encaminhar o paciente para uma avaliação presencial, podemos ver por aqui e até o paciente se adaptou, além de fornecer o atestado e a receita de forma digital”, destacou Yisbet Bebert, coordenadora do Call Center.

Com a crescente demanda de atendimentos neste ano, as linhas ficaram congestionadas. Por isso, além do 0800 do call center, foi implementada uma nova estrutura que permite aos moradores serem atendidos pela SARA, uma assistente virtual que auxilia na triagem dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e influenza, além do monitoramento de pacientes contaminados.

A assistente virtual fica disponível para contato 24 horas e não tem limite de usuários que podem ser monitorados ao mesmo tempo.

“Como é uma doença infectocontagiosa, para os pacientes não precisarem sair de casa, o Call Center auxilia no monitoramento e atendimento, por isso, as pessoas fazem o atendimento por telefone, sem precisar ir até o local e tem funcionado muito bem nesses dois anos e com o auxílio da SARA, beneficiou muito nosso trabalho”, explicou.

Até o momento a SARA, já realizou a triagem de mais de 7.500 pessoas no ano de 2022.

Quando buscar atendimento

O paciente deve procurar o atendimento quando tiver sintoma gripal ou similar ou algum sinal de que algo não está bem (cansaço extremo, dor no corpo, febre, dor de cabeça. A suspeita deve ser relatada ao Call Center, através do número 0800 642 0019 ou por meio da Assistente SARA disponível no aplicativo Fala Saúde e por meio do site da prefeitura.

A pessoa é atendida por um membro da equipe, composta por profissionais de saúde de diversas áreas, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, que estão aptos a encaminhar e orientar os casos.

O atendimento do call center é diário, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. A ligação é gratuita. Além do 0800, o atendimento é feito pelos celulares (42) 9825 9154 e (42) 98425 9641.