Consórcio de Saúde deve aumentar o número de consultas para cada município

“Para melhor utilização do Consórcio, é muito importante que todos os municípios direcionem corretamente os pacientes que realmente precisam de consultas com especialistas”, disse Celso Goes

Ocorreu, na última terça-feira (30), a reunião do Consórcio de Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS 5ªRS). A assembleia apresentou o rateio da parte assistencial do Consórcio, ou seja, a quantidade de consultas e exames oferecida para cada município.

O presidente do Consórcio e prefeito de Guarapuava, Celso Góes, destacou a importância da estratificação dos atendimentos para melhorar o aproveitamento dos serviços oferecidos. “Para melhor utilização do Consórcio, é muito importante que todos os municípios direcionem corretamente os pacientes que realmente precisam de consultas com especialistas, conforme a classificação de risco”, salientou Celso.

Ampliação – Atualmente, os consórcios realizam em média 8 mil consultas mensais com médicos especialistas. Com a nova estrutura, o objetivo é atender a atual demanda dos municípios consorciados e alcançar o número de 15 mil consultas mensais até o fim de 2022. Já para a realização de exames, a expectativa é que sejam investidos 11 milhões de reais durante o ano. Caso a necessidade supere a previsão, os valores podem ser reajustados.

Estiveram presentes na Assembleia o secretário de Saúde Jonilson Pires, a diretora executiva do Consórcio, Maria José Mandu Ribeiro Ribas e os prefeitos das cidades de Candói, Goioxim, Laranjal, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo. Os demais municípios enviaram representantes.