Condomínios de Guarapuava são orientados sobre descarte correto dos resíduos sólidos

Durante a reunião, foram apresentadas diversas informações sobre o processo de coleta e tratamento de resíduos sólidos na cidade

Na noite desta terça-feira (21), a prefeitura de Guarapuava, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAG), realizou uma reunião com representantes de condomínios para tratar da destinação correta de resíduos sólidos.

O encontro ocorreu no mesmo local da reunião anterior, na última segunda-feira (20), que foi realizada com comerciantes, e também teve como objetivo discutir a Lei Municipal que trata da política do município referente aos resíduos sólidos e estabelece o plano local de gestão integrada para esse setor.

Durante a reunião, foram apresentadas diversas informações sobre o processo de coleta e tratamento de resíduos sólidos na cidade, bem como orientações sobre como os condomínios podem contribuir para a melhoria desse processo. Além disso, os representantes de condomínios tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e de compartilhar experiências sobre a gestão de resíduos em seus empreendimentos.

O Secretário de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves, ressaltou a importância do encontro. “O que torna importante essa reunião é a presença da sociedade, porque é junto a eles que a gente vai progredir”, comentou.

Guilherme Dias, um dos representantes de condomínios presentes na reunião, comentou a importância dessa troca de experiências entre poder público e a população.

“Foi muito esclarecedor, principalmente sobre a questão do destino final do lixo. Esse contato com a prefeitura nos ajuda muito. Nós temos, no condomínio, a demanda de atualizar nossa chamada cesta de lixo. Então, a gente sai daqui com a ideia do que comprar para atender os condôminos e ser, também, mais ecologicamente correto”, destacou.

A SEMAG também informou sobre as políticas públicas ambientais que estão em desenvolvimento e destacou a importância da participação ativa da população na destinação correta dos resíduos sólidos, enfatizando que a colaboração de todos é fundamental para que a cidade possa alcançar melhores índices de reciclagem e de preservação do meio ambiente, além de evitar o desperdício de dinheiro público.

Ao final da reunião, os representantes de condomínios se comprometeram a levar as informações recebidas aos moradores de seus empreendimentos e a colaborar com a prefeitura no processo de gestão de resíduos sólidos na cidade.

“A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, reafirma seu compromisso com ações que visem a preservação do meio ambiente e conta com a colaboração de todos os cidadãos para alcançar esse objetivo”, finalizou o secretário.