CONCIDADE realiza terceira reunião de 2022

Encontro foi na Câmara de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais, servidores, vereadores e conselheiros da sociedade civil

Na manhã desta quinta-feira (09), o Conselho do Plano Diretor de Guarapuava (CONCIDADE), que integra as Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a de Habitação, realizou a terceira reunião ordinária do ano de 2022. O CONCIDADE tem como principal objetivo trazer em pauta assuntos pertinentes que possam beneficiar toda a comunidade.

“Todo empreendimento de impacto passa pelo Conselho, com o intuito de dar transparência, e que seja tomada uma decisão justa para a população” destacou o presidente do Conselho do Plano Diretor e secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu.

Na pauta esteve o Projeto de Lei de mitigação para loteamento e condomínios, o projeto de lei de calçadas, desmembramento Colônia Vitória X previsão de prolongamento de via, novo traçado da Ferroeste e mudança de localização da empresa Proforte.

O Projeto de Lei de mitigação, elencado durante a sessão, consiste na reparação e compensação de áreas públicas após a construção de um determinado empreendimento, atuando de forma a minimizar seus impactos nas operações do negócio. O Secretário de Planejamento e Urbanismo Paulo Dirceu explicou sobre esse Projeto.

“O Projeto de mitigação prevê a solicitação por parte do poder público, melhorias e investimentos que sejam de interesse da comunidade, após transformações causadas por empreendimentos, como construção e melhorias em estradas e vias, construção de Unidades Básicas de Saúde , escolas, creches, compra de equipamentos hospitalares, entre outros. Essas melhorias irão de acordo com a necessidade das pessoas e da localidade afetada”, pontuou o Secretário.

Dos demais temas apresentados, projeto de lei de calçadas, diz respeito ao quadro de largura de passeios e especificações técnicas para vias especiais, ciclo faixas, pista de rolamento. Desmembramento Colônia Vitória X Previsão de prolongamento de via é o interesse da construção de um Hangar Escola em área particular cedida pelo proprietário do espaço. O novo traçado da Ferroeste trata da alteração no sentido da ferrovia, afastar da área urbana com o intuito de acabar com acidentes e por fim, a mudança de localização da empresa Proforte. Todos esses assuntos ainda serão debatidos e votados novamente na próxima reunião.

O encontro foi na Câmara de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais, servidores, vereadores e conselheiros da sociedade civil. As reuniões acontecem a cada dois meses, sempre na segunda quinta-feira do mês e a próxima ocorrerá dia 11 de Agosto.