Cilla Tech Park recebe a Embrapa Soja de Londrina

“Faz todo sentido uma empresa do conhecimento científico que tem a Embrapa, estar aqui conosco”, disse o empresário Odacir Antonelli

Nesta terça-feira (28), parte da equipe da Embrapa Soja, com sede em Londrina, visitou o Cilla Tech Park, para conhecer um pouco sobre o ecossistema de inovação que permeia o parque e o bairro planejado Cidade dos Lagos.

Para o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, existe necessidade de o município ter um braço da empresa ligado diretamente com o que acontece dentro desse ecossistema. “Nós precisamos que realmente a Embrapa esteja conosco aqui em Guarapuava, justamente para conduzir estes projetos que estão sendo implantados, para que nós possamos conduzir da melhor maneira possível“, comentou o secretário.

Também, trabalhando com aspectos ligados a pesquisa genômica, foi possível passear sob a ótica do Vale do Genoma, e apresentar, brevemente, o potencial e a magnitude do projeto para a comitiva.

Presente no encontro, o empresário Odacir Antonelli destacou a importância de uma empresa especializada em pesquisa agropecuária estar presente no nosso cenário. “Faz todo sentido uma empresa do conhecimento científico que tem a Embrapa, estar aqui conosco. Nós podemos somar, podemos criar, desenvolver e transformar nossa região com a participação deles“, afirmou Odacir.

Do outro lado, conhecendo um pouco do ecossistema de inovação em atuação na cidade de Guarapuava e região, o Chefe Geral da Embrapa soja, Alexandre Nepomuceno, ressaltou a surpresa positiva em todos os pontos abordados na apresentação do Cilla Tech Park, e todos os projetos em desenvolvimento.

“O que temos visto aqui é essa visão, não só de curto, mas de médio e longo prazo, e nós da Embrapa ficamos muito satisfeitos de receber o convite, vir aqui mostrar um pouco do que estamos fazendo, e com certeza existem muitas coisas que podemos fazer em conjunto“, confirmou Alexandre.

Partilhando do momento, o Diretor Executivo do Cilla Tech Park, Lorenzo Jr., encarou como produtiva esta visita da Embrapa. “Já de imediato, nós percebemos as sinergias que nós temos, e inclusive já estamos conversando e tratando sobre parcerias e possíveis memorandos de entendimento em pesquisas pontuais“, finalizou Lorenzo.

Um dos objetivos do Cilla Tech Park, segundo sua direção, é criar pontes e firmar parcerias sólidas, sempre beneficiando a comunidade que cerca esse ecossistema. Com esta reunião, ainda segundo a direção, foi possível enxergar similaridades entre todas as instituições, e o caminho para uma parceria de sucesso foi aberto para ser trilhado.

Embrapa – A Embrapa Soja é uma unidade de pesquisa de produtos, que concentra esforços em pesquisas com soja tropical, gerando tecnologias que buscam o uso racional de recursos, incorporando a resistência genética a novas doenças, desenvolvendo estudos de cenários para amenizar os impactos climáticos, entre outras ações, trabalhando com um dos insumos mais valiosos da nossa cadeia de produção.