Castramóvel: Primeiras castrações são feitas nesta quinta

A ação gratuita e destinada a pessoas de baixa renda se estende até o próximo dia 9, terça-feira

Desde esta quinta-feira (4o) até o próximo sábado (06), o Parque das Araucárias, em Guarapuava, recebe o Castramóvel, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), via Departamento de Proteção Animal. O Programa oferece castrações gratuitas aos animais de estimação da população de baixa renda.

“Este é o maior projeto de proteção e cuidado com os animais que Guarapuava já teve. Além de primar pelo bem-estar desses amigos de quatro patas, o Programa Castramóvel tem o objetivo de frear o aumento da população dos animais de rua e prevenir a transmissão de doenças.

Eu me sinto muito feliz pela adesão da população a esta causa. Precisamos aguçar, cada vez mais, a responsabilidade das pessoas, principalmente em se tratando da adoção consciente e dos cuidados contínuos. Um animal não é um brinquedo e, por isso, jamais pode ser descartado, abandonado ou maltratado. A castração é um ato de amor”, ressaltou o prefeito Celso Góes.

“O Castramóvel é de extrema importância em Guarapuava, visto que ajuda a diminuir o número de animais nas ruas e previne doenças. Desde o início, o Programa já passou por vários bairros na cidade e vai continuar percorrendo outras regiões do Município. Com isso, facilitamos a vida da população que não precisa percorrer grandes distâncias para realizar os procedimentos”, disse a assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Rita Batista.

O diretor do Departamento de Proteção Animal de Guarapuava, Fábio Warpechowski Gorski, falou sobre a grande adesão das pessoas ao Programa de Castração. Para ele, a população está cada vez mais consciente em relação aos cuidados com os animais de estimação e isto resulta em benefício para toda a sociedade.

“Só neste primeiro dia aqui no Parque das Araucárias, 130 pessoas fizeram a inscrição para castrar seus animais de estimação. Isso demonstra a responsabilidade que os moradores têm para com seus amigos de quatro patas. Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, isto é motivo de muita satisfação pois nossas campanhas despertam a consciência das pessoas. A castração previne o aumento desenfreado dos animais de rua e previne doenças. Muitas dessas pessoas que estão aqui hoje, adotaram esses animais. Este é um gesto de amor, de cuidado e de respeito”, disse Fábio.

Outro local

Além do Parque das Araucárias, as ações do Castramóvel prosseguem de domingo, 7, até terça-feira, dia 9 de abril, mas desta vez, no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, Bairro Trianon.

Nos seis dias de ação, a meta é castrar mais de 1200 animais entre cães e gatos.

Desde o início das atividades, em julho de 2021, mais de dez mil animais entre cães e gatos foram castrados pelo Programa.