Bandeira Vermelha: Conta de luz vem mais cara em setembro

Consumidores de todo Brasil devem ficar atentos aos gastos com energia elétrica

Consumidores de todo Brasil devem ficar atentos aos gastos com energia elétrica, já que a conta deve pesar no bolso. Pela primeira vez, em pouco mais de três anos, foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

Isso significa que o mês de setembro será de custos mais altos com energia elétrica, devido principalmente à previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas superiores à média histórica em todo o país, o que aumenta a operação das usinas termelétricas, que têm a energia mais cara que as hidrelétricas.

A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde 2 de agosto de 2021. Com esse sistema o consumidor pode agir de modo preventivo, optando por economizar diante da expectativa de aumento dos custos.

A orientação é que haja prudência na utilização da energia, fazendo uso mais consciente e evitando o desperdício, que prejudica o meio ambiente e afeta o setor elétrico como um todo.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil.

Com informações da Agência Brasil